24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Banco Comunitário Parintins é inaugurado com moeda própria

O prefeito Alexandre da Carbrás reinaugurou na manhã de sábado, 30, o Banco Comunitário Parintins que atenderá pessoas de baixa renda e principalmente os empreendedores dos bairros São Benedito e São José. Alexandre parabenizou a Colônia de Pescadores por ser a principal responsável pela implantação do banco com aval da Prefeitura de Parintins, por meio do credenciamento junto ao Instituto Capital Social da Amazônia de Belém do Pará.

O banco é correspondente da Caixa Econômica Federal (CEF) e toda a comunidade do São Benedito e São José poderá contar com financiamentos, pagamento de contas, recebimentos do bolsa família, seguro desemprego e entre outros.

O prefeito ressaltou que o Banco Comunitário vai funcionar em nível de um banco institucional, o diferencial, é que seus serviços serão direcionados as pessoas de baixa renda, que não tem acesso aos outros bancos. Alexandre afirmou se sentir feliz com a concretização de mais uma política pública e destacou que o banco teve todos os incentivos necessários da prefeitura para que consiga ser um agente de desenvolvimento.

O chefe do executivo assegurou ainda que o primeiro banco solidário de Parintins depende de um processo em equipe e disse ainda que durante o encontro com o governador José Melo, solicitou a ampliação da economia solidária no município, uma vez que em Manaus o governador iniciou um trabalho voltado a essa finalidade e pretende estender para outros municípios do estado.

O secretário extraordinário, Marcos da Luz, explicou que a colônia dos pescadores será a gestora do banco comunitário em Parintins, mas isso não significa que o banco fornecerá serviço só nos bairros São Benedito e São José. Disse que a Prefeitura junto aos parceiros, também tem a meta de criar filiais do banco a outros bairros. Marcos ainda ressaltou que a moeda irá circular no mercado local, pra oportunizar os comunitários e fixar a riqueza em Parintins. A moeda criada pelos moradores foi denominada como puxirum, que significa esforço em conjunto da comunidade.

Para o vice-presidente da colônia de Pescadores, Gelson Santarém de Souza, o banco irá trazer muitas melhorias para a economia de Parintins. “O banco vai proporcionar financiamentos para tacacazeira, vendedores de churrasquinho e pequenos comerciantes, com montante inicial de 200 reais. Se o débito for pago no prazo correto o crédito irá aumentar. Isso com certeza é um avanço pra Parintins”, afirmou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui