A campanha de doação de sangue Carnavida realizada todos os anos pelo Banco de Sangue Amilcar Monterrey no período do carnaval tem início nesta segunda-feira, dia 9 e irá até sexta-feira, dia 13. A campanha tem a finalidade de convidar doadores voluntários a comparecer ao banco de sangue e abastecer o estoque como precaução, caso seja necessário ser utilizado em emergências e cirurgias em eventuais acidentes de trânsito que geralmente acontecem durante as festividades.
A assistente social do Banco de Sangue, Rívera Brandão, explica que a campanha também tem o objetivo de buscar novos doadores por meio de sensibilização. “Não só no período do carnaval, mas o ano inteiro nossa meta é despertar a cultura da doação de sangue em Parintins para que o nosso estoque seja sempre equilibrado e caso os hospitais careçam de algum tipo de sangue nós possamos está abastecidos para suprir a necessidade”, destacou a assistente.

Rívera esclarece que as pessoas que desejarem doar pela primeira vez devem se enquadrar em alguns critérios como ser maior de idade, está bem de saúde e possui no mínimo 50 quilos. “Além disso, para pessoa doar, ela tem que ter sangue suficiente para o seu corpo e para fazer doação, caso ela não passe na avaliação para ser doadora ela pode ser captadora ou multiplicadora, convidando outra para fazer parte da família de voluntários. Então lanço o convite a toda a comunidade parintinense a fazer parte dessa história”, disse.