26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Base Nacional Comum Curricular será implementada no Amazonas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi destaque no primeiro dia do Seminário de Educação promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), nesta terça-feira (14), no auditório do Colégio Martha Falcão, no bairro Adrianópolis. As professoras Núbia Breves, Eline de Lima e Maria das Graças Borges, que fazem parte da coordenação que é responsável pela elaboração do referencial curricular amazonense, apresentaram o trabalho realizado pela equipe de 28 educadores responsáveis pela redação do documento que norteará as instituições públicas e privadas do Estado na implementação da BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação infantil e do ensino fundamental. Também estabelece o que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

“A BNCC pode ajudar a diminuir as desigualdades educacionais e a melhorar a qualidade da Educação do país. Então a elaboração do currículo é um passo essencial para que a BNCC se torne realidade nas escolas de todo o Amazonas”, destacou a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha.

Pela estrutura da BNCC, os estados tem autonomia para construção de currículos, em regime de colaboração com os municípios. No Amazonas, desde o mês de março, professores da rede pública e particular de ensino atuaram na produção do documento acrescentando habilidades e competências que serão essenciais serem desenvolvidas em cada período escolas.

A primeira versão do documento atualmente está disponível para consulta pública até o dia 9 de setembro no site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/consultapublica/. Segundo a professora Núbia Breves, a ideia é que professores, gestores e a comunidade escolar possam enviar sugestões para deixar os currículos com a cara do Amazonas, atendendo às expectativas e necessidades específicas de cada rede, e incorporando a diversidade dos municípios ao documento.

A expectativa é que até o dia 20 de novembro o referencial curricular seja aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). “No próximo ano, a meta é iniciar o trabalho de capacitação contínua de todos os professores, tanto de escolas públicas quanto privadas, além da adequação dos materiais didáticos, e repensar os métodos de avaliação”, informou Núbia.

Desde o início das discussões da BNCC, a categoria tem feito contribuições para o documento. O sindicato, inclusive, criou uma comissão para ajudar as instituições de ensino privado a revisarem e a elaborarem os currículos. No dia 21 de agosto, às 8h, as escolas particulares terão um encontro na sede da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc-AM) para discutir melhorias no conteúdo do referencial curricular.

Seminário de Educação

Nesta quarta-feira (15), o Seminário de Educação inicia às 18h, com a palestra da doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e redatora de diretrizes em tecnologias do MEC, Luciana Allan, que apresentará a palestra: “Como a liderança escolar pode apoiar processos de inovação educacional em busca de uma educação que faça mais sentido para os alunos?”. Ainda no segundo dia de evento, às 20h15, a médica psiquiatra Alessandra Pereira irá abordar ‘’O suicídio entre os jovens: Como enfrentar esse problema?’’.

No dia 16, o evento acontece mais cedo, às 14h, com a palestra “BNCC e a Educação Financeira, o que você docente sabe sobre isso?”, que será ministrada pela educadora financeira e assessora pedagógica da DSOP, Vera Lúcia Salgado. Às 15h, “Habilidades Socioemocionais na Escola”, será tema da apresentação da psicóloga e consultora pedagógica do Laboratório Inteligência de Vida, Márcia Frederico. A palestra de encerramento será às 16h15, com a diretora do Avalia Educacional, Isabel Farah Schwartzman, que irá falar sobre “O Novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui