Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

‘Bate-papo Amazonas’ estreia destacando ações relacionadas à campanha ‘Maio Amarelo’

Prevenção de acidentes com motocicletas é a temática trabalhada em 2021

O Governo do Amazonas deu início, nesta quarta-feira (12/05), a uma série de entrevistas temáticas transmitidas ao vivo, pelas redes sociais oficiais do Estado. Em sua primeira edição, o “Bate-papo Amazonas” levou à população informações sobre o movimento de conscientização e prevenção aos acidentes de trânsito, conhecido como “Maio Amarelo”.

Com a apresentação da jornalista Luciana Cardoso, a live teve como convidados o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá; e o secretário executivo de Assistência da Capital da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Jani Kenta; que responderam perguntas e tiraram dúvidas enviadas pelas redes sociais.

Em 2021, o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. No Amazonas, o apelo principal será para a prevenção de acidentes com motocicletas, responsáveis pelo maior número de atendimentos nas redes de urgência e emergência. A ação tem como objetivo orientar os condutores para as medidas necessárias para um trânsito mais seguro, com foco na redução do número de acidentes fatais com vítimas no trânsito.

“Nós temos a motocicleta como principal modal de transporte, sobretudo no interior do estado. Temos um volume muito grande também aqui na capital. Um quarto da nossa frota absoluta é de motocicletas e a gente sabe que o veículo é um meio seguro, mas a condução imprudente e irresponsável de muitos pilotos de motocicleta causa acidentes. O nosso trabalho agora é agir na raiz da causa, junto com a Secretaria de Saúde e junto à Vigilância Sanitária”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

Ações intensificadas – O Detran-AM iniciou, na última segunda-feira (10/05), as blitze educativas em alusão ao “Maio Amarelo”, nas ruas de Manaus. A ação iniciou pela avenida Noel Nutels, na zona norte da capital. Nesta terça-feira (11/05), os trabalhos foram na avenida Getúlio Vargas, no Centro, zona centro-sul de Manaus.

“Nós notabilizamos essas ações que a gente vem fazendo diariamente no mês de maio, para levar essa mensagem com mais força para as pessoas. O Detran-AM vai trabalhar, durante todo o mês, com campanhas de conscientização, palestras em escolas, ações nas ruas e também com as nossas redes sociais”, acrescentou Rodrigo de Sá.

Rede hospitalar – Os atendimentos nos três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), relacionados a acidentes de trânsito, aumentaram 14% entre janeiro e abril de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi impulsionado por acidentes envolvendo motocicletas, que cresceram 30%.

Os traumas ortopédicos são a segunda maior causa de internação na rede de urgência e emergência estadual, e os acidentes de trânsito são a principal causa das internações por trauma nessas unidades de saúde, pressionando a taxa de ocupação da rede, concorrendo com a necessidade de leitos para a Covid-19, que, mesmo em queda, ainda pressiona o sistema de saúde do estado.

O secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta, destacou o trabalho realizado por meio do Plano Gira Leitos, que está na terceira fase.

“O Governo do Estado amplia em 16% sua capacidade de resposta para o atendimento de ortopedia. Desde o ambulatório, lombalgia, doenças do trabalho, mas também para as vítimas de trânsito. Então nós estamos agora, por mais 12 meses, ampliando o atendimento das pessoas em ortopedia, de forma diferente, além dos HPSs, voltamos com o atendimento nas policlínicas e, também, nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma para cada distrito”, ressaltou Jani Kenta.

Próxima edição – O próximo “Bate-papo” Amazonas será no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A transmissão ao vivo inicia às 15h, nas redes sociais do Governo do Amazonas, com a participação da delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca); e da secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Edmara Castro.

FOTO: Lucas Silva / Secom

-publicidade-