27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

BB integra ranking internacional de governança socioambiental empresarial

Banco do Brasil é a única instituição financeira do país a compor o Global 100 neste ano

O Banco do Brasil está listado entre as cem empresas mais sustentáveis do mundo, e é o único banco brasileiro a compor o ranking de sustentabilidade Global 100. Em um universo de 4.608 empresas, o BB ficou na posição de número 75. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 21, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Esta é a segunda vez que o Banco do Brasil é listado no ranking Global 100. A primeira foi em 2013, quando ocupou a 100ª posição.

A seleção das 100 empresas mais sustentáveis do mundo foi baseada em informações divulgadas publicamente (dados financeiros, relatórios de sustentabilidade etc.) e no contato direto com empresas pré-selecionadas, que possuem ações negociadas em bolsas de valores com valor de mercado superior a 2 bilhões de dólares. A metodologia de avaliação é baseada em 12 indicadores de desempenho diferenciados por segmento de atuação, a saber: consumo energético; emissão de carbono; capacidade de inovação; consumo de água; tratamento de resíduos; percentual do imposto pago; fundo de pensão; média do salário do CEO/funcionário médio; performance em saúde & segurança; rotatividade de funcionários; diversidade de gênero na gestão; e remuneração variável de altos executivos, atrelada ao alcance de metas em sustentabilidade.

“Essa conquista toma uma proporção bem maior, pois o papel do Banco do Brasil como indutor de práticas sustentáveis é estratégico para a perenidade de diversas empresas, produtores rurais, empreendedores e tantas outras pessoas que enxergarão as questões sociais e ambientais como fundamentais para o seu desenvolvimento econômico”, comemora Osmar Dias, vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil.

Para o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, José Maurício Pereira Coelho, “o reconhecimento da excelência do BB na adoção de práticas de negócios sustentáveis é um diferencial, confirmando nosso compromisso em gerar valor de forma duradoura aos acionistas e à sociedade”.

O Global 100 é um ranking de sustentabilidade corporativa lançado em 2005 pela Corporate Knights (CK), uma companhia de comunicação e pesquisa de investimento sediada em Toronto, no Canadá. A divisão de produtos financeiros da Corporate Knights Capital disponibiliza dados para detentores de ativos e corporações visando subsidiar decisões de investimento e benchmarking interno, enquanto a divisão de comunicação da empresa é responsável pela publicação da revista Corporate Knights, que tem como foco principal a interseção entre negócios e sociedade.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui