24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Belezas do Brasil: conheça bons motivos para conhecer Arraial do Cabo

Capital do mergulho, areia fina, águas cristalinas, fotos incríveis e experiências marcantes, planeje-se para conhecer Arraial do Cabo em 2021

 

Você pode procurar imagens no Google, no Instagram e até no Facebook para confirmar e, sim, Arraial do Cabo é um dos destinos mais bonitos e encantadores do Brasil. A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, composta por Búzios, Cabo Frio e Arraial atraem milhares de turistas todos os anos.

Evidentemente, devido a pandemia de Covid-19, foram impostas diferentes restrições de acesso e número de pessoas para a segurança dos moradores e dos turistas, mas com os devidos cuidados é possível se preparar para conhecer esse paraíso nacional no decorrer de 2021. Veja, agora, bons motivos para conhecer Arraial do Cabo:

Águas cristalinas

Em Arraial do Cabo há um fenômeno oceanográfico natural conhecido como ressurgência. A ressurgência faz com que as águas profundas e mais geladas sejam levadas à superfície do mar, pela influência das correntes marítimas da Patagônia e do vento. Dessa forma, essas águas frias entram pelo Boqueirão que arrasta a areia para os lados, deixando os locais mais rasos e mais claros. Por aí também entram peixes, golfinhos, tartarugas e orcas.

Já a transparência azul ou verde nos mares de Arraial ocorre devido ao reflexo da luz do sol na areia e nos microorganismos que estão na superfície da água.

Belíssimas praias

Arraial do Cabo conta com oito praias no total, uma mais bela que a outra. A Praia do Farol, por exemplo, é considerada uma das melhores praias do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, considerando os critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Trata-se de uma área de proteção da Marinha do Brasil e possui acesso limitado de 250 pessoas por vez e apenas 45 minutos.

Passeios inesquecíveis

Além das belezas naturais, os passeios de barco são ótimos atrativos para os turistas em Arraial do Cabo. O circuito mais completo inclui a Praia do Farol (por 45 minutos, como mencionado), Prainhas do Pontal do Atalaia e Gruta do Amor, Fenda Nossa Senhora e a pedra do Gorila no Boqueirão; terminando na Praia do Forno para um mergulho.

Comumente, para chegar até as praias há dois botes que levam os turistas até a areia. Nos barcos há opções de bebidas e petiscos, além de música ao vivo que deixam a experiência ainda mais interessante.

O famoso mergulho

Arraial do Cabo é considerada a “Capital do Mergulho” no Brasil devido à tranquilidade e transparência das águas. Portanto, na região o mergulho de cilindro é muito procurado, pois permite a experiência de ver de perto tartarugas, lulas e diversos peixinhos.

O preço varia de 180 a 250 reais nas agências de mergulho. Também são realizados cursos e mergulhos para mais experientes próximos a embarcações naufragadas e grutas.

spot_img