28.3 C
Manaus
sexta-feira, dezembro 1, 2023

Beneficiários do Bolsa Família em municípios amazonenses atingidos por seca recebem parcela antecipada

Manaus – Os beneficiários do Bolsa Família em 55 municípios do Amazonas, atualmente em situação de emergência devido à seca severa que assola o estado, receberão a parcela de outubro do benefício nesta quarta-feira, 17. Segundo a Defesa Civil, quase todos os municípios do Amazonas estão em situação de emergência, com Manaus enfrentando sua pior seca em mais de 120 anos.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, o pagamento será efetuado a todos os beneficiários no mesmo dia, sem considerar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Além disso, o Governo Federal está implementando medidas adicionais, incluindo:

Antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), equivalente a um salário mínimo.
Recursos extras destinados à assistência social para oferecer suporte e proteção à população, incluindo acomodações temporárias e suprimentos conforme a necessidade.
Distribuição de cestas de alimentos.
Atribuição de R$ 4,6 mil pelo Fomento Rural para pequenos agricultores que sofreram perdas na produção.
Para os municípios em situação crítica, o Ministério de Desenvolvimento Social adotou medidas especiais para garantir o saque dos benefícios pelo Programa Bolsa Família. Estas incluem a liberação do pagamento no primeiro dia do calendário, a possibilidade de saque sem cartão ou documentação (caso perdidos) e a extensão dos prazos para atualização e revisão cadastral.

O Ministério destaca que, se a situação de calamidade persistir após dois meses, uma nova solicitação será necessária.

Municípios do Amazonas com Situação Reconhecida:

Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Tabatinga, Envira, Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Tefé, Coari, Jutaí, Maraã, Uarini, Anamã, Anori, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Boca do Acre, Pauini, Tapauá, Beruri, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Borba, Guajará, Carauari, Juruá, Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Maués, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, e Autazes.

spot_img