24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Biblioteca Virtual do Amazonas será relançada com novo layout e integrada à Rede Norte de bibliotecas

Acervo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa será indexado em portais internacionais

A Biblioteca Virtual do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, será relançada com um novo layout e integrada à Rede Norte de Repositórios Institucionais, que reúne e organiza bibliotecas da região em um sistema de visibilidade nacional e internacional. O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira (21/10), durante o 1º Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital, realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).

O secretário Marcos Apolo Muniz ressaltou a importância da Biblioteca Virtual para ampliar o acesso à leitura no estado do Amazonas. “A nossa biblioteca acompanha uma tendência, que é a de digitalizar e disponibilizar obras online para o acesso em qualquer momento. A integração com a Rede Norte de bibliotecas permitirá que os usuários desta rede também acessem nosso acervo, nos dando uma grande visibilidade e aumentando nossa capacidade de atendimento”, declarou.

No ano passado, a Biblioteca Virtual do Amazonas, que foi fundada em 2001, saiu do ar para receber os aprimoramentos. Além do novo visual, foi implementado o sistema Omeka, visando seguir padrões internacionais de base de dados. Com mais de 2 mil obras, entre livros, jornais antigos, documentos históricos, audiolivros e outros, a biblioteca terá acesso por meio do portal da Cultura, por um endereço próprio, ou pelo aplicativo da Cultura, que está disponível nas lojas de aplicativos.

Após homologação pela Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), a Biblioteca Virtual estará disponível para acesso até o fim do mês de outubro. “Demos um passo muito grande nos filiando à Rede Norte porque agora nosso acervo terá uma grande visibilidade na plataforma deles. E quem estiver no nosso acervo também poderá acessar as obras da rede, que é representada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e conta com obras produzidas pelos alunos na graduação e pós-graduação”, explica Sidney Falcão, responsável pelo Departamento de Gestão de Informação da secretaria.

Visibilidade – A coordenadora da Rede Norte de Repositórios, Célia Simonetti, que também foi uma das palestrantes do colóquio, destacou que o acervo da Biblioteca será automaticamente indexado em portais de repositórios internacionais.

“Apesar de se tratar de uma plataforma online, que pode ser acessada pelo mundo todo, estar indexado na rede de repositórios permite uma visibilidade muito maior. No momento em que a Biblioteca Virtual integrar a Rede Norte, ela será automaticamente indexada na rede latino-americana, nos repositórios de língua portuguesa e nos repositórios europeus. Usuários dessas redes no mundo todo poderão encontrar este acervo”, disse Célia.

Colóquio – Além do lançamento da Biblioteca Virtual, o 1º Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital teve uma programação de palestras, com temas sobre Direito Autoral, Preservação do Patrimônio Documental e uma apresentação sobre a Rede Norte de Repositórios. A programação faz parte da 2ª Semana Livro e da Biblioteca, que tem programação até quarta-feira (23/10).

“Achei muito válidas as palestras, principalmente sobre a Rede Norte de Repositórios, porque também pretendemos filiar nossa biblioteca à rede ano que vem, e aqui tivemos uma ideia sobre o que é esse sistema e as vantagens dele”, declarou a bibliotecária Roseane Pereira.

Semana de Livros e Bibliotecas – A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto 84.631, em 1980. Tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel das bibliotecas como instrumentos de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Até quarta-feira (23/10), serão realizadas atividades que promovam a importância das bibliotecas, do livro e da leitura na Biblioteca Pública do Amazonas e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).

Confira a programação:

Terça-feira (22/10)

Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro – Centro Cultural Povos da Amazônia

9h30 às 11h30 – Palestra: Noções básicas de acervos bibliográficos, com Kathyuscia Castilho Corrêa (Conservadora/Suporte de Papel – SEC)

15h – Bate-Papo: Que tipo de leitor você é? – Descubra seu tipo de literatura ideal, com o Clubinho da Madrugada

Quarta-feira (23/10)

Biblioteca Pública do Amazonas

9h – Roda prática de Biblioterapia – Como a leitura pode mudar sua vida, com a bibliotecária Katty Nunes

14h às 15h30 – Cinema na Biblioteca: Exibição de curtas-metragens com temática regional

FOTO: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui