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sexta-feira, março 29, 2024

Black Friday – Secretaria Nacional do Consumidor alerta população sobre cuidados nas compras digitais

O comportamento de consumo do brasileiro mudou durante o período de pandemia e as compras on-line assumiram posições de destaque na hora de optar pela forma de adquirir produtos e contratar serviços. E para quem já planeja comprar durante a Black Friday, no próximo dia 27, a dica é redobrar os cuidados para fazer um bom negócio. Conhecer a reputação da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conexões seguras são fundamentais para não cair em armadilhas.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as demandas nos órgãos de proteção e defesa do consumidor em “relação à internet” em 2020 (de janeiro a outubro) mais que dobraram quando comparadas ao mesmo período de 2019. As principais solicitações estão relacionadas ao vestuário (calçados, roupas e acessórios). O principal problema relatado é a não entrega ou demora na entrega do produto.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publica, nas redes sociais e na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública, dicas para que os consumidores façam suas compras com segurança. Em caso de problemas é possível reclamar, sem sair de casa, por meio do consumidor.gov.br. A plataforma do Governo Federal é gratuita e o consumidor fala diretamente com o fornecedor. Nela, 80% das demandas são resolvidas e o prazo médio de resposta das empresas que participam é de até sete dias!

Quando não for possível a compra on-line, é importante que os consumidores evitem aglomerações durante a semana do Black Friday e, principalmente, no dia 27, em lojas e espaços como mercados e comércios de rua. Usar máscara é fundamental para proteção e higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues, destaca que “nesse momento, devemos ter mais cuidado com as ofertas e com a exposição dos consumidores dentro dos estabelecimentos que possam colocar em risco a saúde e a segurança, lembrando que esses são princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor”.

Confira as dicas da Secretaria Nacional do Consumidor

Para comprar com segurança
– Informe-se sobre a reputação da loja que pretende comprar;
– Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção dos dados;
– Guarde todos os registros de suas compras;
– Pense bem antes de efetuar a compra. Pesquise bastante;
– Fique atento a mensagens e sites fraudulentos;
– Fique em casa! Se sair para as compras, use máscara e se proteja!

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