25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Blitz faz conscientização sobre direitos dos idosos no Porto de Manaus

A programação da Semana Estadual do Idoso seguiu nesta sexta-feira (27/09), com uma blitz de conscientização realizada no Porto de Manaus pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM), Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e Polícia Civil do Amazonas. A ação passou por embarcações levando orientações a idosos e trabalhadores da área.

Na vistoria, servidores verificaram a regularidade na prestação de serviços, como a venda de passagens com 50% de desconto a idosos com renda de até um salário mínimo.

“Distribuímos informativos sobre embarque seguro e também alusivos aos direitos da pessoa idosa em relação ao transporte. Muitas vezes os ingressos com 50% de desconto em compra de passagem não são dados, então procuramos sensibilizar os donos de embarcações”, disse a presidente do CEI-AM, Kennya Mota.

Os idosos podem comprar a passagem com o desconto ao apresentar comprovação de renda por meio de contracheque ou cartão do idoso, que pode ser retirado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“Verificamos as embarcações para saber se estão dentro da legalidade e damos o apoio aos órgãos que fazem a fiscalização. É importante esse trabalho em conjunto para sensibilizar e garantir que os direitos dos idosos sejam cumpridos”, afirmou a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (Decci), Andréa Nascimento Pereira.

Semana do Idoso – Atendimentos médicos, rodas de conversa e mais ações como a desta sexta-feira devem ser realizadas até o dia 15 de outubro, quando encerra a programação do evento. No próximo dia 1° de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso, e a proximidade com a data contribuiu para a criação da Semana.

“O objetivo é conscientizar os idosos dos seus direitos. Na ação de hoje, focamos na passagem gratuita e na meia-passagem nos departamentos aquaviários da cidade, tendo em vista que a maioria dos deslocamentos para os interiores é por via fluvial”, enfatizou a secretária executiva adjunta de Direitos da Sejusc, Edmara Castro.

Próximas ações – Na próxima terça-feira (1º/10), das 9h ao meio-dia, as equipes irão desenvolver um trabalho de valorização aos servidores idosos que atuam na Polícia Civil do Amazonas, na Sejusc e no Procon-AM. Durante o evento haverá a entrega de brindes e certificados.

Já no dia 15 de outubro, será realizada uma roda de conversa sobre os Direitos da Pessoa Idosa com técnicos do Hospital Adriano Jorge, às 8h.

Onde procurar orientação – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque 10.

O idoso pode entrar em contato pelo telefone 3306-0160.

FOTO: Divulgação/Sejusc

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui