Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

‘Boi-Bumbá de Parintins’ é o tema da live do projeto virtual do Sesc Ribeirão com os presidentes do Caprichoso e do Garantido

Nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no YouTube, o bate-papo do ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’ será sobre o Festival Folclórico de Parintins, que acontece todos os anos no interior do Amazonas, com participação especial dos organizadores do evento

A viagem virtual pelas festas da cultura popular brasileira continua neste mês de junho. O projeto “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, apresenta nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk), uma live com bate-papo ao vivo sobre o Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente no meio da Floresta Amazônica. O encontro terá participação dos presidentes do Boi Caprichoso Jender Lobato e do Boi Garantido Antônio Andrade Barbosa.

“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto com curadoria da fotógrafa paulista e produtora audiovisual Andrea Goldschmidt, tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural.

O Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acontece anualmente em junho, no meio da Floresta Amazônica, na ilha de Parintins, que fica a cerca de 400 quilômetros de Manaus, no Estado do Amazonas.

A cidade, que recebe mais de 50 mil turistas neste período, se divide em duas cores (azul e vermelho) para contar a história do casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina, que está grávida e com desejo de comer língua de boi. Para atender a sua vontade, o marido mata o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo que seu boi preferido está morto, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

No Bumbódromo, os bois Caprichoso (preto com a estrela azul) e Garantido (branco com coração vermelho) se “enfrentam” com apresentações durante três noites, numa sequência de músicas, coreografias e cenários distintos.

“O espetáculo lembra uma peça de teatro, mas com proporções que eu nunca vi em outro lugar: cinco horas de apresentações por dia, cerca de quatro mil atores em cada uma das agremiações, que se revezam nas apresentações. Nenhuma fantasia e coreografia se repetem. As alegorias gigantescas se movimentam num balé ininterrupto de personagens humanos e imaginários, com destaque especial para os povos indígenas. A produção tem a riqueza e o esplendor visual da Floresta Amazônica”, ressalta Andrea.

Com mediação da produtora cultural Vandreza Freiria, a live sobre o Festival Folclórico de Parintins será nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk). O bate-papo contará com a participação especial dos presidentes do Boi Caprichoso Jender Lobato e do Boi Garantido Antônio Andrade Barbosa, e de Andrea Goldschmidt, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

Para fotografar a festividade tradicional, a artista fez uma animada viagem de barco pelo rio Amazonas, de Manaus a Parintins, com duração de quase 23 horas. Junto a 400 pessoas que, em suas redes, cantaram e dançaram as melodias dos bois contrários, numa espécie de aquecimento para o festival.

No encontro virtual, os internautas podem interagir mandando perguntas, além de ver o ensaio fotográfico de Andrea e ficar por dentro dos bastidores da organização desta grande festa popular brasileira.

SERVIÇO

Projeto: Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular

Tema: Boi-Bumbá de Parintins

Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual

Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural

Convidados: Jender Lobato (presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso) e Antônio Andrade Barbosa (presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido)

Data: quinta-feira, 10 de junho

Horário: 19h30 – horário de Brasília

Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk

Veja mais: https://www.festasbrasileiras.com.br/boi-bumba

O PROJETO E A PROGRAMAÇÃO

“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular” acontece até o dia 8 julho, toda quinta-feira, às 19h30, pelo canal do YouTube do Sesc Ribeirão (YouTube.com/sescribeirao). A viagem virtual pelas festas populares ainda passará pelas seguintes regiões do país: Maracatu de Baque Solto de Nazaré da Mata – Pernambuco (17/06), Cavalhadas de Pirenópolis – Goiás (24/06), Semana Farroupilha de Porto Alegre – Rio Grande do Sul (01/07) e Procissão das Almas de Mariana – Minas Gerais (08/07).

O projeto integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada “Outras Viagens”, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes. Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Sesc Ribeirão vem se dedicando ao planejamento de atividades virtuais que destacam a atividade turística.

“Convidamos os viajantes a experimentar novas formas de se relacionar consigo mesmos e com a história do país. Entende-se a educação pelo turismo como momentos de desenvolvimento de conteúdos e aquisição de conhecimentos, um processo contínuo no qual os participantes interpretam a si mesmos e ao mundo ao seu redor, enquanto adquirem informações por meio dos sentidos, de observações e experiências compartilhadas”, diz Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão.

Foto: Divulgação

-publicidade-