Parintins, AM – A celebração dos 171 anos da cidade de Parintins, realizada no domingo (15), teve um momento especial com o reencontro do Boi Garantido com o Bumbódromo, palco principal que alçou a cidade ao cenário internacional do turismo e da cultura brasileira.
Muito mais do que apenas uma celebração, a ocasião representou um retorno simbólico da Nação Vermelha e Branca ao seu templo maior da cultura. Fred Góes, presidente do Garantido, destacou a emoção desse reencontro. “O que a gente avalia é a disponibilidade da emoção em cena… e são essas emoções que fazem a grandeza do nosso festival”, disse.
O evento contou com diversas atrações, dentre elas, o ícone musical da Amazônia, David Assayag, que emocionou a todos com hits atuais e clássicos como “Aquarela da Amazônia”, gravada em 2005.
Entre os destaques do show estiveram Lívia Cristina (porta-estandarte), Edilene Tavares (rainha do folclore), Valentina Coimbra (sinhazinha), João Paulo Faria (amo do boi), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga) e Raony Silva, que fez uma aparição surpresa substituindo Adriano Paketá.
Com uma performance inigualável, os batuqueiros da Baixa, as cacicas encarnadas e a canção “Tuxauas de Abyaiala” (2023) deram ao público uma verdadeira prévia do que será o Festival de Parintins.
O prefeito Bi Garcia ressaltou a relevância do evento. “Esse é um dia de festa e celebração para todos os parintinenses. Estamos comemorando mais um ano de história e de cultura de nossa amada Parintins”, expressou.
O novo formato e a organização do Garantido foram pontos de destaque. Sob a nova gestão, o boi apresentou diversas novidades, desde repertórios musicais até trajes e a participação de grupos especiais.
Fred Góes também compartilhou sua visão otimista para o futuro, com planos ambiciosos para o Festival de 2024. “O Garantido coloca o pé no chão com a certeza de que faremos o melhor Festival de todos os tempos em 2024… a gente vem pra uma competição verdadeira, esperando, claro, ser campeão em 2024”, afirmou com convicção.