25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Boi Garantido leva multidão ao Boi Manaus e marca com emoção encontro com a torcida Vermelha e Branca

Artistas encarnados marcaram presença na festa do aniversário da capital com diversidade de estilos e vozes

O Boi Garantido marcou as duas noites de Boi Manaus mostrando a diversidade de talentos que compõe o universo de artistas, participação que gerou vários momentos de emoção aos milhares de expectadores que lotaram o Sambódromo, nos dias 1 e 2 de dezembro.

Foram 19 atrações encarnadas que dividiram os palcos com artistas do contrário e dos bois de Manaus. Os artistas do Garantido mantiveram o nível do evento que já se tornou tradição no calendário cultural da capital.

O trio campeão
Um momento inesquecível do Boi Manaus 2023 foi da torcida com o trio que simboliza a força musical do Garantido na arena, o apresentador Israel Paulain, o levantador de toadas Sebastião Júnior e a Batucada, na noite do sábado (2) .
A multidão gritou como se estivesse no bumbódromo de Parintins, quando o apresentador do Garantido iniciou a contagem que chama o primeiro toque da Batucada. No meio de uma salva de fogos, bandeiras e muito agito por parte do Comando Garantido, Israel e Sebastião entraram no palco acompanhados de cerca de 120 batuqueiros.
A playlist que incluiu sucessos como “Meu Nome é Povão” e “Vendaval de Amor Garantido”, não teve tempo para descanso. A programação do evento deu meia hora para cada atração, por isso o show foi apoteótico por inteiro, clima que se completou quando o astro maior entrou no palco.

O Boi Garantido chegou sob a técnica e e força indiscutíveis do tripa Raimundo Batista e a cena marcou a noite. Enquanto a multidão cantava uníssona “meu boi de pano, como eu te amo”, Israel bradava – “ele merece tudo isso” – completando o espetáculo.

“Muito feliz, arrepiado, porque isso aqui é a retribuição de tudo o que sempre nos dedicamos a esse boi. Reencontrar minha inigualável galera, festejando, simbolicamente o aniversário de Manaus, é motivo de muita emoção. E revivendo, aqui, a dupla de arena, Israel e Sabá, Batucada, Garantido Show, Comando Garantido, foi lindo demais. Esse foi um aperitivo do que vai ser o Garantido em 2024, e é só o começo, galera. A reconstrução já começou,” afirmou Israel.

Sebastião Júnior lembrou que este foi o primeiro grande evento, em Manaus, já com a nova gestão do Boi Garantido, tendo à frente o presidente Fred Góes e o vice Marivaldo Brandão, e que o sucesso da participação do Garantido no evento é o reflexo do cilma que tomou conta do boi. “Foi o nosso reencontro com a nossa galera, pós-festival. Muito maravilhoso, o Boi Manaus. Todo o nosso carinho à Nação Vermelha e Branca, e quero falar pra vocês que esse foi o primeiro evento com o nosso presidente, Fred Góes. Eu tenho certeza que o Garantido vai ser 33 vezes campeão, em 2024”, declarou Sebastião Júnior.

Sábado encarnado
Além de Sabá e Israel, a noite do sábado no Boi Manaus trouxe o talento feminino da toada com Márcia Siqueira e Márcia Novo dividindo o palco em um show recheado de toadas inesquecíveis como “Tom Garantido” (1998) e “Os camisa encarnada” (2015), sem chance de ficar parado. A noite também teve a simpatia de Luciano Araújo, que marcou a temporada deste ano nos Currais do Garantido, em Manaus. E toda a irreverência e energia do “animal”, Carlinhos do Boi, um dos pioneiros do Boi Manaus, nome indispensável na programação do evento com seu repertório marcante, incluindo a antológica “Uererê”.

Primeira noite
A sexta-feira (1) teve uma avalanche de nomes encarnados nos palcos do Boi Manaus. Importante registrar que a versão de 2023 não teve os tradicionais trios-elétricos.

Uma festa diferente também pela data fora da data do aniversário da cidade, 24 de outubro. A Prefeitura de Manaus, realizadora do evento, por meio a Manauscult, postergou a data da festa por conta do fumaceiro que invadiu a cidade por várias semanas, deixando a qualidade do ar inviável para um evento aberto dessa magnitude.

Parece que esse atraso de mais de um mês deixou o povão mais ávido pelas toadas vinda da baixa do São José. O Garantido respondeu com uma seleção à altura, tanto que a programação dos artistas encarnados começou com Wanderson Rodrigues e Nenê do Boi, dois nomes constantes nos eventos da temporada 2023. Alciro Neto e Felipe Júnior dividiram seus horários, respectivamente, com artistas do contrário.

O amo do boi, João Paulo Faria, veio com os Curumins da Baixa. Edilson Santana e grupo A Toada vieram depois fazendo uma dobradinha vermelha e branca.

A Batucada foi a única atração do Garantido que se apresentou nas duas noites do Boi Manaus. Na sexta-feira, os camisas encarnadas acompanharam Leonardo Castelo e PA Chaves, uma composição já conhecida do público, inclusive nos ensaios shows realizados durante os dias de semana, nas semanas em que não haviam eventos promovidos pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), no sambódromo.

A madrugada de sábado começou com o show inclusivo de Carlos Batata com a participação de jovens dançarinos PCDs (Pessoas Com Deficiência). Ele dividiu o palco com Helen Veras, produtor musical e compositor dedicado ao boi Garantido que este ano completou 25 anos de carreira com toadas como ‘Esplendor de Beleza’ e ‘Terra Brasileira’ no seu repertório autoral.

Robson Júnior finalizou a programação vermelha e branca da primeira noite do Boi Manaus, já na madrugada do sábado (2).

Emoção da torcida
Nas duas noites do Boi Manaus, o que se viu foi um festival de emoção por parte do torcedor encarnado. Uma mistura de saudade do Festival de Parintins, realizado em junho, com ansiedade pela temporada de 2024 como forma de superar as dificuldades enfrentadas pelo Boi da Baixa na temporada deste ano.

‘Esperança de dias melhores’, como expressou Desirée Ferreira, comerciária, que estava com primos e amigos na festa.

Torcedora apaixonada pelo boi Garantido, ela se disse confiante na volta do boi ao título do Festival de Parintins. “A gente sente um clima melhor já neste final de ano com as coisas que temos visto em Parintins, por isso a gente espera tudo de bom em 2024 e que saiamos com a vitória e muita alegria. Eu espero ver tudo isso de perto quando eu for a Parintins no ano que vem”, afirmou a torcedora.

Emoção a gente podia ver no rosto de um grupo de jovens torcedores que usavam camisas combinadas. Este ano, eles se descobriram com a mesma paixão: o boi Garantido, por isso resolveram se unir e formar um grupo com o mesmo objetivo. “A gente se reuniu no Twitter (rede social que mudou nome para X), várias pessoas com o amor em comum pelo Garantido e que não tinham companhia para vir pro boi, aí nos reunimos, fizemos um grupo e vamos completar dez meses nessa parceria ”, declarou Jane Lima, empresária, uma das fundadora do grupo “Treme Terra”.

Missão cumprida
No final, o diretor de eventos do Boi Garantido, que também responde pela coordenação-geral da Batucada em Manaus, Rivaldo Pereira, disse que constatou o sucesso da presença do Garantido no Boi Manaus 2023. “A gente observa, por incrível que pareça, que tinha vários turistas no sambódromo e a gente percebeu que eles adotaram as cores do Garantido. O Garantido é isso, é emoção, é paixão, é sem dúvida nenhuma o ritmo da Amazônia, o ritmo do boi-bumbá. Hoje, a nossa galera, o Comando Garantido, o Garantido Show, nossos dançarinos, a Batucada e os nossos artistas vieram mostrar que o nosso ritmo, o nosso boi é o boi verdadeiramente campeão”, afirmou Rivaldo.

Assessoria de Comunicação Boi Bumbá Garantido
Fotos: Arnoldo Santos e Francisco Cabral

spot_img