25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Boi Manaus 2023 impulsiona economia local com R$ 3,5 Milhões e gera empregos

O Boi Manaus 2023, um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade, encerrou sua 26ª edição com grande sucesso no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (sambódromo), zona Centro-Oeste de Manaus. Organizado pela Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento não apenas celebrou a cultura local, mas também teve um impacto econômico significativo, gerando cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos e movimentando aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult, destacou a resposta positiva do público, mesmo com a mudança na data do evento. Ele expressou satisfação com os resultados e o entusiasmo para o planejamento do evento de 2024, enfatizando a movimentação econômica e a geração de empregos, além do foco estratégico em atrair mais turistas para Manaus.

A segurança foi um dos pontos fortes do evento, com a atuação coordenada da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), guardas municipais, polícias Militar e Civil, e outros órgãos de segurança. Sérgio Fontes, titular da Semseg, ressaltou a realização do evento sem ocorrências e a tranquilidade durante a festa.

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) contribuiu significativamente com o videomonitoramento do evento, utilizando mais de 40 câmeras estrategicamente posicionadas. Mário Henrique, gerente de Projetos, enfatizou o papel crucial do CCC na coordenação do evento, auxiliando na integração operacional dos diversos órgãos envolvidos.

O Boi Manaus 2023 foi marcado pelas apresentações de grandes nomes da cultura popular, incluindo os itens dos bumbás Garantido e Caprichoso – Israel Paulain e Sebastião Júnior, Prince do Boi e Patrick Araújo, além da Marujada de Guerra e a Batucada. As cantoras Márcia Siqueira e Márcia Novo também brilharam no palco, encantando o público com suas performances.

Este evento não só fortaleceu a cultura local, mas também impulsionou a economia de Manaus, demonstrando o poder da cultura como motor de desenvolvimento econômico e social.

Fotos: Jair Costa, Clóvis Miranda e João Viana / Semcom

spot_img