598 Mil Pessoas Afetadas pela Seca, com Todos os 62 Municípios em Situação de Emergência
Manaus, 15 de novembro de 2023 – O Governo do Amazonas, através do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulgou nesta quarta-feira (15/11) um boletim atualizado sobre a grave estiagem que assola o estado. O relatório destaca que todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência, afetando cerca de 598 mil pessoas, ou 150 mil famílias.
Dados Dinâmicos e Monitoramento Contínuo
Os números, dinâmicos e baseados em informações fornecidas pelos municípios através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil (S2iD), revelam a extensão do impacto da seca. As atualizações diárias, sujeitas a alterações, refletem o compromisso das autoridades municipais em fornecer dados precisos.
Situação Crítica no Rio Negro
Especificamente, o boletim aponta que o município de Novo Airão, localizado na calha do Rio Negro, registrou um nível de água de 2,82m em 15/11, demonstrando uma diminuição de 0,08m nas últimas 24 horas.
Resposta do Governo à Crise
O Comitê foi estabelecido em 29 de setembro pelo governador Wilson Lima, que também anunciou medidas adicionais como parte da operação Estiagem 2023 para reforçar as ações de resposta do Governo à crise ambiental.