24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Bombeiros inauguram Centro de Treinamento em unidade de Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (21/06), um novo complexo de treinamentos nas dependências da sede do Batalhão de Bombeiro Especial (BBE), bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

A solenidade contou com a presença do comandante geral da corporação, coronel BM Mauro Freire, e teve como ponto alto as inaugurações do “Centro de Treinamento de Combate a Incêndios – Major BM Justamante”, homenagem póstuma ao oficial superior falecido em 2015 e da “Arena do Salvamento – Soldado BM Aiden”, homenagem póstuma ao militar falecido em 2014.

Com o Centro de Treinamento, o Batalhão de Bombeiros Especial conta agora com um espaço para realizar o treinamento das equipes que atuam diariamente na cidade de Manaus, bem como poderá ministrar cursos de especialização para os demais bombeiros militares da capital e interior. O campo de treinamento é fruto de uma parceria entre a empresa Fogás e o CBMAM, contendo uma pista com chamas alimentadas por 24 bicos de GLP atendendo, dessa maneira, a legislação ambiental vigente que restringe o uso de combustíveis fósseis que desprendem resíduos após a queima.

Conquista – Para o comandante geral, o Centro de Treinamento é uma conquista não apenas material, mas um legado para as futuras gerações de bombeiros militares.

“Percebemos hoje que nossos bombeiros militares são muito mais técnicos e estão sempre em busca de especialização nas áreas de combate a incêndio, salvamentos e resgate. No futuro, teremos mais bombeiros e estes terão uma formação ainda mais especializada. E o verdadeiro beneficiário é a sociedade em dois pontos cruciais: quando recebe um bombeiro militar pronto para atuar em qualquer situação, no ápice de sua forma física e técnica, e quando temos a preocupação de realizar nossos treinamentos sem agredir o meio ambiente. É uma obrigação que temos com a sustentabilidade, uma vez que temos como lema salvar e proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente”, afirmou o coronel Mauro Freire.

Futsal – Em alusão a inauguração da Arena do Salvamento, o comandante do BBE, tenente-coronel Reinaldo Acriz Menezes, organizou um torneio de futsal, no qual participaram representantes de várias unidades do CBMAM, e cujo campeão foi o 1º Batalhão de Incêndio (1º BI). O comandante do batalhão destacou a importância da arena para a rotina dos bombeiros militares.

“Este espaço será utilizado para a prática do treinamento físico militar e para as atividades do Programa Educacional Bombeiro Mirim. A atividade física, ainda que moderada, é salutar dentro de todas as faixas etárias. Do bombeiro mirim até o bombeiro militar que atua na corporação e até nossos queridos amigos que já foram para a reserva remunerada poderão usufruir deste espaço”.

Homenagens – A solenidade serviu, ainda, para homenagear com a entrega de certificados de “Amigo do Corpo de Bombeiros”, as empresas e demais parceiros que fomentaram o projeto do complexo para a corporação, além da aquisição de materiais que serão utilizados nas operações de salvamento. Dentre os homenageados, empresas como a Unimed – Manaus, Grilo Materiais de Construção, Cimento Mizu, Fogás, e o Padre Gilson – pároco da Igreja de Santo ‘Afonso Ligório.

FOTO: ANTÔNIO CATIVO/CBMAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui