27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Bombeiros Militares certifica mais de 100 pessoas pelo programa ‘Bombeiro na Comunidade’

Cento e cinquenta pessoas foram certificadas com o curso do programa “Bombeiro na Comunidade” do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) na tarde desta quinta-feira (18/10). O evento ocorreu na praça Heliodoro Balbi, localizada na avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul de Manaus. Com essa certificação, o CBMAM alcança 1.008 pessoas certificadas pelo programa, que foi lançado no dia 20 de novembro de 2017.

O secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, coronel Anézio Paiva, parabenizou o projeto e reforçou que ações como essa contribuem para a aproximar a sociedade das forças de segurança do Estado. “Essas pessoas estão prontas para atuarem em ações que necessitem de primeiros socorros em seu ambiente familiar, no seu trabalho e na sua comunidade. Além disso, com esse certificado do Corpo de Bombeiros, essas pessoas terão um diferencial no currículo e sendo posteriormente inseridas no mercado de trabalho”, ressaltou.

De acordo com o comandante geral do CBMAM, coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, a capacitação é equivalente à de um brigadista de médio porte. “Estamos focando nas pessoas que frequentam o Prato Cidadão, que estão desempregadas ou que sejam de baixa renda, para que elas possam obter uma qualificação no currículo. Já tivemos casos aqui no Programa que o cidadão conseguiu a vaga na entrevista de emprego porque tinha o nosso curso no currículo, e isso foi bem visto aos olhos do empregador”, relatou coronel Mauro.

Aproximação dos órgãos de Segurança Pública com o cidadão – O programa foi implantado em novembro de 2017, mês de comemoração da emancipação do CBMAM e tem como principal objetivo ofertar curso de brigadista para edificações de médio porte.

O alvo são pessoas desempregadas, para assim terem um diferencial no currículo profissional. A capacitação possui carga horária de 12h, onde o cidadão aprende técnicas de prevenção de acidentes domésticos; primeiros socorros; utilização e identificação de extintores; prática de combate a incêndio; transporte de pessoas em maca; além de treinamento no campo de gás e linhas de mangueiras, que são ambientes específicos para desenvolver a maneabilidade prática dos treinamentos.

Dentre os benefícios, esse cidadão terá uma qualificação para o mercado de trabalho. Ganha também, o empresário que contratar um comunitário certificado, pois estará investindo na segurança de sua empresa e, a comunidade também será beneficiada, pois uma pessoa capacitada pode ser empregada no auxílio em caso de algum acidente e necessidades correlatas ao currículo inerente ao brigadista.

FOTO: DIVULGAÇÃO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui