A Amazônia constitui-se numa das últimas reservas mundiais de recursos naturais e florestais e um dos ecossistemas mais ricos e preservados do planeta, especialmente por sua biodiversidade. Milhares de espécies de peixes habitam os rios da Amazônia. Com toda sua exuberante biodiversidade , a Bacia Amazônica é rota obrigatória para os amantes da pesca esportiva. É um lugar único, onde se pode encontrar rios e lagos limpos e preservados, em meio à sua incontestável beleza selvagem. Pesca Esportiva. Amazônia (AM). Foto: Roald Andretta / Loba do Mar / Embratur *** Local Caption *** PT: Autorizado o uso exclusivo para divulgação do produto turístico brasileiro. EN: Exclusively authorized for promoting the brazilian tourist product. REVISTO**

O Brasil possui uma faixa litorânea de sete mil quilômetros de extensão. No entanto, segundo estudo do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, o país não gerencia as atividades pesqueiras como deveria.

A mesma avaliação é feita pelo presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional, deputado federal Cleber Verde (PRB-MA). Segundo o congressista, o Brasil precisa explorar melhor o potencial que tem no setor pesqueiro.

“O Brasil não explora esse setor como deveria. Nós temos uma faixa litoral que seria estratégica para o país desenvolver essa atividade. Além disso, nós temos um oceano de rios e lagos internos que poderiam ser muito bem explorados. Além de tudo isso tem as águas públicas da União, que ainda não se movimentou como se deveria. Então, o Brasil é um país com um enorme potencial, mas que nunca conseguiu consolidar esse potencial em um resultado específico.”

O presidente da Frente é autor de alguns projetos que tratam do assunto. Um deles é o projeto de lei 5695/2016, que pretende indenizar pescadores artesanais prejudicados em sua atividade por construção de hidrelétricas devidamente instaladas.

O PL foi apensado a outro que trata de tema semelhante e aguarda a criação de comissão temporária para discutir o assunto.

Reportagem, Marquezan Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here