25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Brasil precisa aproveitar melhor potencial que tem no setor pesqueiro, afirma presidente da Frente Parlamentar da Pesca

O Brasil possui uma faixa litorânea de sete mil quilômetros de extensão. No entanto, segundo estudo do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, o país não gerencia as atividades pesqueiras como deveria.

A mesma avaliação é feita pelo presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional, deputado federal Cleber Verde (PRB-MA). Segundo o congressista, o Brasil precisa explorar melhor o potencial que tem no setor pesqueiro.

“O Brasil não explora esse setor como deveria. Nós temos uma faixa litoral que seria estratégica para o país desenvolver essa atividade. Além disso, nós temos um oceano de rios e lagos internos que poderiam ser muito bem explorados. Além de tudo isso tem as águas públicas da União, que ainda não se movimentou como se deveria. Então, o Brasil é um país com um enorme potencial, mas que nunca conseguiu consolidar esse potencial em um resultado específico.”

O presidente da Frente é autor de alguns projetos que tratam do assunto. Um deles é o projeto de lei 5695/2016, que pretende indenizar pescadores artesanais prejudicados em sua atividade por construção de hidrelétricas devidamente instaladas.

O PL foi apensado a outro que trata de tema semelhante e aguarda a criação de comissão temporária para discutir o assunto.

Reportagem, Marquezan Araújo

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui