24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Brasileiros ocupam 99% das vagas do programa “Mais Médicos”

Quase todas as 983 vagas ofertadas no último edital de 2017 para atuar no Programa Mais Médicos foram preenchidas por profissionais brasileiros. Destas, apenas seis vagas foram ocupadas por médicos de outras nacionalidades, o que representa menos de 1% do total. Os profissionais brasileiros vão atender nas unidades básicas de saúde de 507 municípios e em um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) já a partir da próxima semana. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, explica que ampliar a participação de médicos brasileiros no programa é um compromisso da atual gestão do Ministério da Saúde.

“Se trata de um programa e não somente de colocar médicos nos municípios. Mas de fixar médicos, de estimulá-los, de formá-los e capacitá-los em medicina de família e comunidade, de haver a vinculação com a população. Um programa que está altamente aprovado, mas que essa renovação vem mostrar o compromisso do governo brasileiro com a saúde da nossa população”.

Para esta sexta-feira, cinco de janeiro, está prevista a validação dos médicos pelo gestor municipal no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). Caso aconteçam desistências durante esse período, as vagas remanescentes serão ofertadas a médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras.

Reportagem, Janary Damacena

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui