25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Cadastro de idosos ‘Imuniza Manaus’ chega perto de 3,5 milhões de acessos

Criada pela Prefeitura de Manaus, há pouco mais de um mês, com a finalidade de agilizar a operacionalização da vacinação das pessoas idosas contra a Covid-19, a partir do cadastro de agendamento com dia, hora e local, a ferramenta “Imuniza Manaus” registrava até a última quarta-feira, 18/3, quase 3,5 milhões de acessos.

Por meio do link https://imuniza.manaus.am.gov.br/ é possível, também, consultar a data, horário e local da segunda dose para quem já tomou a primeira, com a opção de ajustar esse agendamento, caso necessário. De acordo com os registros, 12 mil pessoas já fizeram esse reagendamento.

“Temos o compromisso de garantir o acesso das pessoas aos serviços de saúde e aí está incluída a vacinação. No caso da imunização contra a Covid-19, que tem se configurado como uma campanha atípica em todos os sentidos, estamos buscando alternativas que nos possibilitem dar celeridade ao processo, com a menor margem de erros possível. O prefeito David Almeida acompanha essa vacinação desde o início, sempre orientando que haja a total transparência de dados, razão pela qual buscamos os recursos tecnológicos que possibilitem esse resultado”, informa a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

O “Imuniza Manaus” é uma das três ferramentas que vêm sendo utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para assegurar a organização, execução e transparência de todo o processo de vacinação que, até o momento, alcançou idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e indígenas aldeados, entre outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A criação é do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semsa e contempla três perspectivas: a do cidadão, a da transparência da vacinação, de interesse da sociedade em geral, independentemente de estar ou não em grupos, cuja imunização esteja em curso, e a da coordenação da campanha.

1 milhão de visualizações

Outra ferramenta disponibilizada pela Semsa é o “Vacinômetro”, que divulga, em tempo real, informações sobre o número de vacinados, de quais grupos e o desempenho de cada posto de vacinação, entre outros dados relacionados. É a segunda mais acessada, com quase um milhão de visualizações desde que foi lançada, no dia 22 de janeiro deste ano.

Além dessas, o DTI da Semsa também criou o Sistema Municipal de Imunização/Covid (SMV/Covid) para o registro e o acompanhamento das vacinas aplicadas na capital amazonense. O sistema foi criado para suprir a necessidade de um banco de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 em Manaus.

“Essa ferramenta já existia e era utilizada em campanhas tradicionais, com base em metodologia antiga, que fazia a contagem por grupos vacinados. Para atender à campanha da Covid-19, tivemos que fazer adaptações e hoje o sistema faz a leitura ‘personalizada’, ou seja, pelo CPF de cada cidadão vacinado”, conta o diretor de Tecnologia da Informação da Semsa, Mário Torres.

O diretor explica que o SMV é a perspectiva do registrador, que está no posto de vacinação e, por consequência, da coordenação da campanha. É esse sistema que fornece a relação de pessoas agendadas para cada dia, em cada um dos postos de vacinação disponibilizados pela prefeitura em toda a cidade. Com isso, cada posto começa a funcionar já com uma estimativa de pessoas que serão vacinadas por dia.

Dentro do SMV também há uma funcionalidade voltada para a gestão, que oferece uma visão geral de todas as informações necessárias para a coordenação da campanha, permitindo a realização de ajustes ou mudança de estratégia.

“Outra vantagem do SMV é a identificação e correção de inconsistências, que possam ocorrer nos registros dos vacinados. O sistema fornece um relatório que informa todas as ocorrências de erros no registro, o que permite a apuração imediata para que sejam feitas as correções”, ressalta Mário.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa
Foto – Valdo Leão / Semsa

spot_img