25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Câmara Municipal vai homenagear tenor Miquéias William, pelo trabalho de popularização da música lírica em Manaus

O tenor amazonense Miquéias William será homenageado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a medalha de Ouro Rodolfo Valle, em solenidade no dia 06 de dezembro, às 13h. A homenagem proposta pelo vereador Márcio José Maia Tavares foi aprovada no plenário da CMM esta semana.

A medalha é concedida a pessoas que contribuem com a cultura do estado. Miquéias, que faz parte do coral do Amazonas, desenvolve trabalho de popularização da música lírica, promovendo eventos que atingem todas as camadas sociais, trazendo grandes nomes da ópera internacional para se apresentar com artistas locais.

Ele também realiza ações de inclusão social, com o Coral da Compensa, projeto de formação musical mantido por ele, na escola MW Ópera Studio, a partir da seleção de artistas com potencial e que não teriam condições de arcar com esses custos. 

Miquéias William é idealizador do “In Concert”, evento que divulga os artistas da música clássica local, e do “Encontro Tenores do Brasil”, que já está na sua 12ª edição. O evento, realizado em outubro, contou este ano com a presença, no palco do Teatro Amazonas, do tenor ucraniano, radicado na Itália, Vasyl Solodkyy, o chileno Enrique Bravo, o paulista Alan Faria e o paraense Wilken Silveira.

O “Encontro de Tenores” traz para Manaus os principais nomes do canto erudito. Desde o ano passado a organização do evento mantém parceria com a Companhia de Ópera de São Paulo, que viabiliza a participação de tenores internacionais. “Em 2022, trouxemos o espanhol León de la Guardia, um marco importante para o evento”, destaca.

Para quem gosta da música lírica, os eventos que Miquéias promove são oportunidades únicas para ouvir boa música e conhecer o trabalho de grandes artistas do segmento. “Para quem não é habituado a ouvir esse repertório, também é uma experiência inesquecível”, afirma.

O amazonense Miquéias William iniciou os estudos de música com a professora Sueli Walcafre, fez curso de técnica vocal em Curitiba com Neyde Thomas e Rio Novello. Também teve como mestre o professor Benito Maresca, que foi um dos maiores tenores do Brasil. Miquéias integra o coral do Amazonas e já fez parte de grandes espetáculos.

spot_img