27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Caminhada alerta para a conscientização da violência contra a pessoa idosa em Manaus

Com cartazes, faixas e palavras de ordem, idosos assistidos por Unidades Básicas de Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Prefeitura de Manaus, participaram de uma caminhada na manhã desta terça-feira, 11/6, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e percorreu ruas do bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste.

A finalidade da caminhada foi de sensibilizar a comunidade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa. A coordenação da programação foi das equipes das UBSs Alfredo Campos, Gilson Moreira, João Nogueira da Mata e Silas Santos, em parceria com a escola estadual Antônio Jimenez.

“O fundamental dessas iniciativas é buscar o reconhecimento da comunidade alertando para o respeito a que os idosos têm direito. São pessoas ativas e conscientes dos cuidados que devem ter consigo mesmas. Prova disso é a frequência deles nas atividades físicas realizadas pelas UBSs do bairro”, explicou a diretora da UBS Alfredo Campos Marciléa Souza.

Além da caminhada, os idosos assistiram uma apresentação, feita por alunos da escola estadual Antônio Jimenez, que lembrou os diretos que a pessoa idosa possui, e participaram do aulão de Zumba, finalizando com uma confraternizando com um lanche.

A coordenadora do Grupo de Idosos Coração do Zumbi, da UBS João Nogueira da Mata, Maria dos Anjos, 64, contou que muitos idosos são maltratados dentro da própria casa, por familiares. “Programações como essa mobilização servem para chamar a atenção para os direitos da pessoa idosa”, disse.

A violência contra o idoso acontece de várias formas: através de atos que lhe causem dano ou aflição de forma física, sexual, psicológica, econômica ou negligenciada. Denúncias podem ser feitas procurando as Delegacias do Idoso, Defensoria Pública ou ainda ligando para o Disk 100.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Foto – José Nildo / Semsa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui