24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Caminhada orientada ganha reforço de circuito funcional na Vila Olímpica

Numa sequência de exercícios cujo objetivo é adquirir resistência e bem-estar, o circuito funcional passou a fazer parte do programa ‘Caminhada Orientada’, na Vila Olímpica de Manaus. A atividade foi inserida há pouco mais de uma semana, em princípio apenas na turma da tarde, e é realizada três vezes por semana: às terças, quintas e sextas-feiras, entre 17h30 às 18h30.
O número de adeptos tem aumentado a cada dia e, em média, chega a aproximadamente 60 pessoas. Os exercícios unem movimentos rotineiros a outros menos conhecidos da maioria dos participantes. E o resultado disso é uma melhora considerável nos níveis de coordenação motora, força e equilíbrio.

A caminhada orientada é um programa executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO), e pode ser feita por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que vivem em condições sedentárias, em tratamento de doenças como hipertensão, problemas no sistema nervoso e depressão.

Duas turmas fazem parte do programa, a outra funciona às 7h30 da manhã. Ambas estão centradas em trabalhos aeróbicos para oxigenação do pulmão e em exercícios localizados, sempre sob a orientação de um professor e dois estagiários de educação física.

“A caminhada faz parte de uma programação diária – que também conta com a natação comunitária – e ambas são realizadas de forma simultânea, proporcionando vários benefícios à saúde de quem as praticam”, destacou o diretor-presidente da FVO, Aly Jorge Almeida.

A caminhada orientada e o circuito funcional são oferecidos de forma gratuita, ao lado da pista de atletismo da Vila Olímpica.

“É como se a gente estive dentro de uma academia, só que ao ar livre, em meio a objetos como cone, bambolê, escada móvel, corda, pesos, colchonetes…”, frisou a acadêmica de educação física Ingrid Teixeira, que é a idealizadora da introdução do circuito funcional na caminhada orientada e uma das estagiárias do programa.

Apoio
A chegada da atividade à Vila Olímpica também teve o apoio de profissionais da área, que se dispuseram a colaborar para o sucesso do programa. É o caso do professor Deny Fernandes, que atua na rede pública, e do acadêmico Jaime Brasil, que já trabalha em academia de musculação e faz parte do circuito funcional realizado aos fins de semana, na Ponta Negra.

Na próxima sexta-feira, dia 10, quem dará a sua parcela de colaboração é Edna Oliveira, que também é formada em educação física, além de especialista em body systems – aulas ministradas em academias à base de coreografias.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui