24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Campanha ‘Aprenda a Calcular sua Conta’ realizada pela Arsam beneficia usuários

A campanha “Aprenda a Calcular sua Conta” realizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) está beneficiando os usuários de Manaus em relação à economia de suas faturas.

Um dos exemplos de como as orientações fornecidas pela Arsam está beneficiando os moradores da cidade aconteceu no Conjunto Viver Melhor I. Depois de ter sido orientada sobre todos os detalhes que dizem respeito ao consumo de água, a dona de casa Gisele Natividade conseguiu baixar sua conta de R$ 300 para R$ 70, o que equivale a uma economia de cerca de 7 mil litros de água.

No mês de fevereiro, a usuária foi orientada a anotar todos os dias a leitura de seu hidrômetro, para verificar o seu consumo e tomar as medidas necessárias para evitar o desperdício, como escovar os dentes com o auxílio de um copo, o que pode economizar, diariamente, mais de 100 litros de água. “Quando comecei as anotações do meu consumo diário, como o fiscal me ensinou, constatei que o problema era eu”, declarou a moradora.

O alto consumo de água na residência da usuária também se devia ao fato, que foi constatado pelos técnicos da Arsam, de um vazamento no cavalete do hidrômetro do apartamento. Foi solicitado o reparo imediato, pois, a partir do cavalete da ligação de água, a responsabilidade é da concessionária prestadora do serviço, que deverá solucionar qualquer dano que prejudique o abastecimento de água, inclusive o hidrômetro.

O engenheiro da Arsam Jorge Carésto, explica que o “caderninho de consumo” é um grande aliado nesse controle. “Se o usuário sabe quanto consumiu diariamente, ele também saberá o quanto deve pagar. Se algo parecer errado, ele consulta o caderninho e confere o valor da conta”, ressaltou.

Visitas – Durante a campanha de orientação aos usuários, a Arsam disponibiliza material de apoio, que ensina, na prática, como calcular a conta de água e esgoto. Essas orientações são repassadas aos usuários em todas as visitas que são realizadas pelos técnicos do órgão.

Na última quinta-feira, 16 de abril, A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) realizou, diversas visitas domiciliares, como parte do plano de trabalho da campanha “Aprenda a Calcular sua Conta”, que alerta os usuários com relação ao cálculo das contas de água e esgoto.

Sobre tarifa e fiscalização – A tarifa estabelecida deve estar em conformidade com a legislação federal e estadual, e está distribuída por classes de clientes e faixas de consumo. Para maiores informações sobre tarifas ou outros assuntos referentes a fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Manaus, consulte o site www.arsam.am.gov.br.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui