27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Campanha arrecada itens de enxoval para famílias em vulnerabilidade e bebês que perderam as mães para a Covid-19

O objetivo é ajudar cerca de 250 famílias de baixa renda a garantir acolhimento, saúde e bem-estar aos bebês que estão saindo da maternidade.

Em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), em parceria com o Lar Batista Janell Doyle, criou uma campanha para arrecadar itens de enxoval para recém-nascidos de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou que perderam as mães por complicações da Covid-19. O objetivo é ajudar aproximadamente 250 famílias de baixa renda a garantir acolhimento, saúde e bem-estar aos bebês que estão saindo da maternidade.

A diretora do Nacer e enfermeira, Ana Caroline Rodrigues, conhece de perto a realidade das famílias que precisaram enfrentar os impactos da pandemia em um momento tão delicado como a chegada de um bebê. Ela atua na Maternidade Ana Braga, uma das principais de Manaus, e viu o número de mães afetadas pela Covid-19 crescer. “O índice de partos prematuros com a questão da Covid-19 aumentou bastante. Então, tem muitos bebês que nascem com 29, 30 semanas, e ficam um bom tempo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo assistidos pelos familiares. E, muitos deles, não têm condições de prestar essa assistência. Em alguns casos, a mãe deixou outros filhos também”, relata.

Em razão da nova onda de proliferação do vírus e do cenário de isolamento social no estado, pessoas que trabalham na informalidade ou que perderam seus empregos estão lidando com dificuldades de acesso à renda. Para essas famílias de baixa renda, alimentar, vestir e cuidar de um recém-nascido é um grande desafio.

A situação é ainda mais grave quando se trata de um bebê prematuro, que necessita de cuidados especiais. “Esses bebês perderam a mãe, perderam o colo, perderam o leite. Como são bebês prematuros, em sua maioria, não é qualquer formulação que eles vão tomar. Por experiência do abrigo, de já ter recebido bebês prematuros, sabemos o quanto é custoso e, se tratando de famílias de baixa renda, é fundamental ajudarmos a minimizar esse impacto”, explica o diretor do Nacer, Cleslley Rodrigues.

Por meio da campanha intitulada “Enxoval do Amor”, a instituição visa arrecadar fraldas de pano, cueiros de flanela, mantas de malha, toalhas de banho, roupas, meias, toucas, sapatos, sabonetes, bolsa maternidade e banheiras. É possível fazer a doação de um item único ou de um enxoval completo.

As doações devem ser entregues em sistema de drive thru, n

a sede do Nacer, localizada na Rua 35, 2B, Conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, de segunda a sábado, das 9h às 17h. Quem preferir fazer uma contribuição financeira pode doar por meio do PIX 01553780000160. Mais informações pelo WhatsApp (92) 98402-7410 e 98428-7454, ou telefone (92) 3302-6282.

spot_img