24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Campanha contra Hepatites Virais começa no dia 7

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começa nesta quinta-feira, 7 de julho, a Campanha Municipal de Combate às Hepatites Virais. A primeira etapa da mobilização tem como foco principal os moradores das comunidades ribeirinhas localizadas às margens do Rio Amazonas.

A segunda etapa, voltada para as outras regiões da capital, está prevista para o período de 25 a 31 deste mês, com a oferta de testes e informações sobre a doença para a população em geral e, em especial para salões de beleza e estúdios de tatuagem.

A etapa rural da campanha municipal vai ser coordenada pela Divisão de Vigilância em Saúde do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural). O objetivo da ação é chamar a atenção da população para a importância dos cuidados e orientações para evitar a transmissão das hepatites virais.

Segundo a chefe de Vigilância em Saúde do Disa Rural, Christiane Moraes, as atividades incluem palestras, teste rápido para hepatites B e C e vacinação contra Hepatite B, que vão ser realizadas com o suporte da Unidade Móvel Fluvial, além de teste rápido para HIV. “Durante o percurso do barco, eles vão estar parando nas comunidades, fazendo palestras, oferecendo teste rápido.”

Ao longo da segunda etapa da campanha, entre os próximos dias 25 e 31, vão ser oferecidos, em todos os distritos de saúde, testes rápidos para Hepatite B e Hepatite C e, ainda, para HIV e Sífilis.

Além disso, as Unidades de Saúde da Estratégia Saúde da Família vão fazer a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos mais comuns de hepatite no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C, mas ocorrem, de forma menos frequente os tipos D e E.

Diferentemente das hepatites B, C e D, transmitidos por via sexual, por sangue contaminado ou de mãe para filho, os tipos A e E têm como principal via de transmissão o contágio oral-fecal, ou seja, por condições precárias de saneamento e pelo contato com água e alimentos contaminados.

As medidas de prevenção contra as hepatites B e C incluem usar preservativo em todas as relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings, não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure, não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas, e não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

A escolha do mês de julho para a realização da campanha se deve à comemoração do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais em 28 de julho.

A data foi instituída por iniciativa brasileira e oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010.

Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui