25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil movimenta os principais cruzamentos da cidade

Na manhã desta sexta-feira, 14/5, a campanha de combate à exploração sexual e abuso infantojuvenil, da Prefeitura de Manaus, chegou a três principais cruzamentos da capital: boulevard Álvaro Maia, avenida Leonardo Malcher e rotatória do conjunto Eldorado. A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), contou com a participação da Organização da Sociedade Civil (OSC) Vida Alegre e da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

“Essa sensibilização nos semáforos foi apenas uma das diversas atividades que estamos realizando desde o dia 12 de maio e que seguirá até a próxima terça-feira, dia 18. Queremos chamar a atenção das pessoas, para que fiquem atentas às mudanças de comportamento das crianças. Pode ser um sinal de que ela está sofrendo algum tipo de violência. É fundamental que esse movimento chame a atenção das famílias, pois esse tipo de abuso, muitas vezes, acontece dentro de suas próprias casas”, alertou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

A ação foi apoiada por motoristas que passaram pelos pontos de sensibilização, com um “buzinaço”. Para o comerciante Jonas Silva, é importante que o poder público esteja nas ruas, principalmente para coibir a presença de crianças abandonadas nos semáforos, o que pode resultar na exploração sexual.

“Tem que estar na rua mesmo. Hoje, cada vez mais vemos crianças nas ruas sem ter um adulto por perto. Elas estão em risco”, afirmou.

A campanha segue pela próxima semana com visitas às instituições que fazem parte da rede de proteção, como a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Conselho Tutelar.

Texto – Leonardo Fierro / Semasc

Foto – Divulgação / Semasc

spot_img