27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Campanha de combate às queimadas será apresentada durante procissão fluvial de São Pedro

A Prefeitura de Manaus levará a mensagem de combate às queimadas para a tradicional procissão fluvial de São Pedro, que acontecerá neste sábado, 29/6, com saída do Terminal Pesqueiro da Panair, no Educandos, zona Sul, a partir das 15h. A campanha, deflagrada no último dia 4/6, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, tem como finalidade sensibilizar a população sobre os malefícios causados pelas queimadas à saúde humana e ao meio ambiente, contribuindo assim para a redução dos focos na cidade.

Uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estará no local da saída da procissão, a partir das 13h30, fazendo a distribuição de material informativo acerca da campanha e participando do cortejo com a mensagem “Diga não às queimadas”.

A estratégia de atuação da campanha se baseia em ações de sensibilização feitas nas comunidades durante atividades desenvolvidas pela Semmas e em parceria com outros órgãos municipais. “Entendemos que a procissão é uma oportunidade de termos contato com moradores de todas as áreas da cidade, que participam dos festejos em comemoração ao santo protetor dos pescadores. Daí a ideia de realizarmos essa ação de sensibilização, dando visibilidade à campanha ao longo do percurso do cortejo feito no rio Negro, com paradas em diversos pontos”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

Segundo ele, esta será a quinta ação educativa em logradouros públicos realizada pela Campanha de Combate às Queimadas 2019. Até o final do ano, acontecerão palestras educativas em escolas, associações comunitárias, empresas privadas, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além das unidades de conservação e parques geridos pela Semmas. “Em todos esses locais, temos faixas, banners, cartazes e ventarolas para alertar a população sobre os efeitos nocivos das queimadas”, afirmou Araújo.

A procissão terrestre e fluvial de São Pedro acontece há 70 anos e é coordenada pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Educandos. O tema da procissão este ano será “Com São Pedro somos todos irmãos” e o lema “Cuidado com a vida, cuidado com o Planeta”. Ao longo do percurso, serão feitas saudações em frente à orla do Amarelinho, Roadway/Catedral, São Raimundo, Comunidade São Pedro (Compensa III), Ponte Rio Negro, Grupo Chibatão e retorno ao Terminal Pesqueiro.

Foto – Divulgação / Semmas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui