27.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Campanha de proteção infantojuvenil marca semana de Carnaval em Manaus

A Prefeitura de Manaus reforça, neste final de semana, os trabalhos em prol da proteção da infância e adolescência, a partir da sensibilização e orientação aos foliões a respeito das principais violações de direitos infantojuvenis. Nesta sexta e sábado, 21/2 e 22/2, a equipe estará presente no Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso e Grupo Especial, no Sambódromo de Manaus, localizado na avenida Pedro Teixeira, nº 2.565, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

A campanha institucional é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Fundo Manaus Solidária, além da participação do Juizado da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares e sociedade civil.

“A prefeitura está convidando você para ser um herói na vida de uma criança e adolescente. É muito importante, neste período do Carnaval, que todos nós estejamos ainda mais atentos para defender os pequenos. Vamos nos envolver nesta campanha de proteção à infância e a adolescência”, destacou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

A campanha também faz um alerta quanto à proibição da venda de bebidas alcoólicas e cigarros para crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, principalmente, a exploração sexual e trabalho infantil.

Blocos e Carnaboi

No domingo, 23/2, a campanha que levanta a hashtag #CarnavaldoRespeito, estará presente no Bloco das Piranhas no Podium da Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, nº 5.001, no bairro Flores. Já na segunda-feira, 24/2, em meio a purpurinas e os adereços indígenas, a campanha segue no Carnaboi, que será realizado também no Sambódromo e na Banda do Caldeira, na rua José Clemente, nº 237, Centro.

Na terça-feira gorda de Carnaval, 25/2, a campanha municipal de proteção infantojuvenil toma conta da Banda do Galo, que será realizada também no Sambódromo de Manaus, a partir das 14h.

Durante a programação de cada bloco ou evento da Prefeitura de Manaus, as bandas tocarão nos intervalos o jingle da campanha institucional divulgando os canais de comunicação para denúncias.

Dados

Em 2019, o Disque-Denúncia da Semasc recebeu 183 registros de exploração do trabalho infantil, 49 denúncias de abuso sexual e seis de exploração sexual. Por isso, a participação do folião é de suma importância. Ao presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes durante os eventos, o mesmo pode ser comunicado pelo 0800-092-1407 (Disque-Denúncia), 0800-092-6644 (Disque-Direitos Humanos), Disque 100 (Nacional) ou procurar a equipe da Semasc durante os eventos.

Texto – Hudy Alves/ Semasc
Foto – Divulgação / Semasc

spot_img