31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Campanha nacional ‘Mais Mulher na Política’ é lançada em São Paulo

A campanha nacional “Mais Mulheres na Política” foi lançada, ontem, em São Paulo (SP) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) por representantes de entidades políticas e civis de todo o Brasil. Representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM) estava a vereadora Professora Jacqueline, procuradora especial da Mulher e presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher na CMM.

Jacqueline foi ao evento atendendo ao convite da procuradora da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), além de estar representando o Legislativo municipal neste evento. Semelhante campanha será lançada no Amazonas no mês de maio e uma das coordenadoras regional da iniciativa é a vereadora Professora Jacqueline, juntamente com as senadoras Vanessa e Sandra Braga (PMDB), da deputada federal Conceição Sampaio (PP), da deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB) e de representantes de entidades de classes do movimento feminino.

O mote da campanha é fortalecer o papel da mulher nos parlamentos e fazer com que a cota partidária de 30% de candidaturas femininas nas eleições não seja apenas figuração política. A proposta é tornar obrigatória – dentro da reforma política – a eleição de 30% das mulheres candidatas nas eleições gerais e municipais, de forma que os parlamentos se tornem mais igualitários.

Jacqueline afirma que a ampliação da participação da mulher nos parlamentos brasileiros é de suma importância e trabalha para o empoderamento da mulher. Na sua avaliação, a cota partidária de 30% de candidaturas femininas nada mais é do uma “figuração”, haja vista que os próprios partidos, em sua maioria, não apostam em candidaturas femininas. “Eu mesma sou fruto dessa cota. Mas, a diferença é que consegui me eleger. Entrei na disputa para fechar os 30% de candidaturas femininas, mas sem apoio. Entretanto, trabalhei nas minhas bases e consegui me eleger vereadora de Manaus nas eleições de 2012”, afirma a parlamentar.

A coordenadora nacional da campanha “Mais Mulheres na Política” é a senadora do PT, Martha Suplicy e a cerimônia teve como anfitrião o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, além dos presidentes da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Participaram deputadas e senadoras que compõem a bancada feminina no Congresso Nacional, além de vereadoras e deputadas estaduais de vários legislativos do Brasil.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui