Campanha Novembro Azul em Parintins terá dia D em todas as unidades de saúde

A campanha Novembro Azul, que estimula a prevenção de doenças no público masculino, terá atenção especial de todas as unidades básicas de saúde de Parintins. Do dia 14, data da abertura oficial da campanha na UBS Dr Tussolini, até o dia 28 de novembro, as 15 unidades da cidade e interior promoverão ações exclusivas para o público como palestras com médicos especialistas, testes rápidos, consultas médicas e de enfermagem, rodas de conversa, atrações musicais, entre outros momentos.

Além disso, desde o dia primeiro de novembro, as unidades já estão atendendo o público masculino com consultas e encaminhamentos para realização de exames incluindo o PSA, teste indicado para possível detecção do câncer de próstata. Em casos de PSA alterado, o paciente terá consulta com o médico urologista Alberto Figueiredo.

O secretário Clerton Rodrigues destacou a importância da campanha Novembro Azul frente à necessidade de maior atenção à saúde por parte dos homens. “Temos que quebrar qualquer preconceito em cuidar da nossa saúde. Temos equipes qualificadas em todas as nossas unidades para recebê-los de forma adequada e contribuir assim para a prevenção ao câncer de próstata ou outra doença”, afirma Clerton.

Diabetes

A enfermeira Darlane Valério afirma que juntamente com o Novembro Azul, a Secretaria de Saúde também realiza campanha de prevenção e controle da diabetes. A meta é realizar 5 mil testes de glicemia e encaminhar todos os casos suspeitos para exame laboratorial. Ela orienta a população sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas como forma de prevenir a diabetes ou tratá-la.

De acordo com a profissional, orientar a população sobre a detecção precoce e adesão do tratamento é fundamental para uma boa qualidade de vida.

PROGRAMAÇÃO DIA D NOVEMBRO AZUL
14 de novembro – Dr Tussolini
16 de novembro – Denizal Pereira – Caburi
21 de novembro – Darlinda Ribeiro
21 de novembro – Francisco Galianni
22 de novembro – Policlínica Tia Leó
22 de novembro – Dr Toda
22 de novembro – Mãe Palmira
22 de novembro – Maria do Carmo – Zé Açu
23 de novembro – Aldrin Verçosa
24 de novembro – Ilarina Reis – Mocambo
26 de novembro – Dom Arcanjo
26 de novembro – Paulo Pereira
28 de Novembro – Waldir Viana
28 de Novembro – Cassiano Carmo – Maranhão
28 de Novembro – Francisco Lupino – Vila