24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Campanha pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais chega aos terminais de ônibus

A campanha promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de Julho), estará em terminais de ônibus de Manaus, na próxima sexta-feira, dia 22, e na segunda-feira, dia 25, com ações educativas e distribuição de material informativo sobre a doença. O trabalho será desenvolvido pelo Fórum Organização da Sociedade Civil (OSC) Aids, um dos parceiros da Susam na campanha.

Na sexta-feira, dia 22, as ações acontecerão no Terminal 5, no bairro São José, zona Leste, de 15h às 18h. Na segunda-feira, dia 25, o trabalho de sensibilização será realizado no Terminal 1, na avenida Constantino Nery, Zona Sul. Além dos terminais de ônibus, as ações da campanha também seguem na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), zona Sul, unidade da Susam, com palestras e a intensificação da oferta de testes rápidos para Hepatites B e C, até o dia 27 deste mês.

A campanha pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais começou no dia 8 deste mês e vai até 29 de julho. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a programação, que acontece na capital e no interior, inclui, também, a distribuição de preservativos. Segundo ele, serão ofertados, ao todo, 41.800 testes rápidos para Hepatite B e 41.800 para o tipo C da doença, nos serviços de saúde e nas instituições parceiras, na capital e no interior. Serão distribuídos 600 mil preservativos masculinos e mais de 200 mil folders informativos sobre a doença.

O tema da campanha, este ano, é “Liberdade é se cuidar. Que tal testar?”. A programação tem à frente a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e é realizada em parceria com as secretarias municipais de saúde e entidades que atuam no setor. Em Manaus, além das instituições já citadas, estão também engajados na campanha a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da Susam, o Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Fórum LGBT e a Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destaca que o objetivo da campanha é reforçar os alertas para a prevenção e diagnóstico precoce das Hepatites Virais. Ela ressalta que o Amazonas possui uma rede de diagnóstico, com oferta de testes rápidos para detecção das Hepatites B e C, em todos os municípios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Sobre a doença – A infectologista Silvana Lima, coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, explica que a doença decorre da inflamação do fígado. O tratamento adequado e a tempo, diz ela, é importante para evitar a transmissão e a progressão da doença e suas graves consequências, na forma de cirrose ou câncer de fígado.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo, dos quais 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações pela sua evolução. No Amazonas, entre os anos de 2001 e 2015, foram registrados 14.338 casos de Hepatites Virais.

Confira a programação:
De 11 a 26, de 8h às 12h
Fundação Alfredo da Matta promove ações educativas, zona Sul.

Dia 22, de 15h às 18h
Fórum OSC AIDS promoverá ações educativas, com distribuição de material informativo no Terminal 5, no bairro São José, zona Leste.

Dia 25, de 15h às 18h
Fórum OSC AIDS promoverá ações educativas, com distribuição de material informativo no Terminal 1, na avenida Constantino Nery, zona Sul.

Dia 27, de 8h às 12h
Fundação Alfredo da Matta oferecerá testagem rápida, zona Sul. 800 testes.

Dia 28 (Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais), de 8h30 às 11h
Fórum OSC AIDS realizará ação educativa na Manaus Moderna.
De 8h às 12h e de 13h às 17h
Fundação Hospital Adriano Jorge fará teste rápido e distribuição de material informativo e preservativos.

Dia 29, de 8h às 15h
FMT vai oferecerá teste rápido, folders e preservativos.
De 8h30 às 11h30
OSC AIDS distribuirá material informativo e preservativo na Galeria Espírito Santo, centro da cidade.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui