As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Campanha ‘Volta às Aulas’ do Detran-AM deve alcançar mais de 50 mil estudantes de Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deu início, na manhã desta quarta-feira (22/01), à campanha “Volta às Aulas”, que realiza blitze educativas de trânsito em frente a escolas públicas e privadas de Manaus. O objetivo da iniciativa, que deve alcançar cerca de 50 mil estudantes, é conscientizar pais e alunos sobre o respeito às normas de trânsito como, por exemplo, de não parar em fila dupla na frente aos estabelecimentos educacionais.

Desenvolvida pela Gerência de Educação para o Trânsito da instituição, a programação segue até a primeira semana de março e ocorre nos horários de entrada e saída dos estudantes. A campanha realiza abordagens educativas com o intuito de chamar a atenção de pais e alunos para as boas práticas do trânsito, para os cuidados com a contratação do transporte escolar que vai levar seus filhos e para a conscientização sobre o trânsito em si. As ações iniciaram em frente ao Centro Educacional Adalberto Valle, na avenida Via Láctea, na Morada do Sol, na zona sul de Manaus.

A especialista em Educação para o Trânsito do Detran-AM, Delnandina Monteiro, reforçou que a paz no trânsito é responsabilidade de todos. “Promovendo efetivando educação para o trânsito estaremos resgatando o respeito, a cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade de todos os usuários das vias de trânsito. Nós estamos empenhados em reduzir cada vez mais os índices de acidentes de trânsito com o propósito de preservar vidas, e em especial de nossas crianças”, disse.

Abordagens – As abordagens são em caráter preventivo e educativo, com distribuição de uma carta com orientações. A campanha visa conscientizar a comunidade escolar sobre atitudes fundamentais para a segurança do cidadão, por isso estão abordando temas como travessia segura, situações de embarque e desembarque de passageiros, uso do cinto de segurança, da cadeirinha, assento de elevação, uso do celular ao volante, entre outros.

O educador físico Carlos Fernandes levou sua filha à escola e recebeu orientações da equipe de educação para o trânsito. O pai falou da importância dessas ações. “Como pai de aluno, eu acho muito importante esse tipo de campanha que conscientiza os pais para a educação no transito. Além de fluir o trânsito melhor nas proximidades, estamos levando essa educação e esse exemplo para nossos filhos”, completou.

FOTO: Chelly Baggi