24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Campeonato Amazonense Caixa de Atletismo Sub-16 e Adulto reúne 150 atletas na Vila Olímpica

Com a participação de 150 atletas, a Vila Olímpica de Manaus, localizada nas dependências da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, recebeu na última sexta-feira (17/08) e sábado (18/08), o Campeonato Amazonense Caixa de Atletismo Sub-16 e Adulto. Além dos manauaras, participaram do evento atletas de Urucurituba, Itacoatiara, Manaquiri e do Estado de Roraima.

Dentre as modalidades disputadas estavam lançamento de martelo, salto triplo, corridas com obstáculos, corridas com barreiras, lançamento de disco, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, revezamentos e corridas com 75, 100, 200, 250, 400, 800, 1.500, 5 mil e 10 mil metros rasos.

Para o secretário da Sejel, Manoel Almeida, o esporte no Amazonas tem se mostrado cada vez mais forte. “Apesar do momento de crise que o Amazonas passou, o esporte tem mostrado o seu vigor e a sua força, o que é uma característica própria. Além disso, ele é algo transformador para todo mundo, seja para aquele que pratica de forma amadora, como para os atletas de ponta, de alto rendimento. O Estado tem mostrado respostas bastante positivas aos esforços do Governo do Amazonas e da Sejel para com o desenvolvimento das modalidades e o resultado desse trabalho já está sendo visto”, afirmou o titular da pasta.

De acordo com a presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaem), Marleide Borges, a competição é uma fonte de descobrimento de novos talentos na modalidade. “Essa é a última chance que os atletas têm para conseguirem alcançar os índices para o Troféu Brasil (Adulto) e aumentarem suas marcas no ranking nacional, para participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo (Sub-16). O Amazonense é de suma importância e revela muitos talentos na modalidade, prova disso são os resultados conquistados todos anos nas competições nacionais e que engrandecem o esporte amazonense”, destacou.

Marleide disse ainda que as competições na pista de atletismo da Vila Olímpica ajudam também vizinhos do Estado de Roraima, que estão sem pista sintética para fazerem seus treinamentos e competições. “Como os atletas de Roraima estão sem pista, eles vêm a Manaus como convidados das nossas competições e, a partir daí, conseguem competir e alcançar os índices e marcas para entrar no ranking nacional e se habilitarem para participar de competições como o Troféu Brasil e o Brasileiro Sub-16, por exemplo. Essa é uma forma de ajudar os companheiros e poder contribuir com o desenvolvimento do esporte no País”, disse.

O Troféu Brasil acontece nos dias 14 e 15 de setembro, em Bragança Paulista, e os competidores devem ter o índice requerido para participar desta competição. Já o Campeonato Brasileiro Sub-16 acontece nos dias 29 e 30 de setembro, em Fortaleza – CE e, para participar, os representantes serão selecionados por meio do ranking nacional.

Superação – Para a atleta de salto triplo, campeã norte-nordeste e classificada para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs),Renata Araújo, de 17 anos, superação traduz o esporte na sua vida. “Me sinto feliz por tudo o que fiz para chegar até aqui. Há cinco anos comecei a praticar esportes na escola, mas não me dei muito bem, então decidi me inscrever na escolinha de atletismo da Vila Olímpica, com a professora Marleide e evoluí bastante desde então. Os resultados que tenho hoje me deixam muito feliz e sei que se continuar treinando e tendo foco, posso ir muito além”, destacou.

FOTO: MAURO NETO – SEJEL

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui