27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Campeonato em homenagem ao Dia do Homem vai movimentar o Centro de Convivência do Idoso, a partir de segunda-feira, dia 18

Nesta sexta-feira, 15 de julho, é celebrado no Brasil o Dia do Homem. Pensando numa comemoração diferente e que vai render vários dias de atividades, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceti), localizado no bairro Aparecida, vai promover um campeonato de sinuca e dominó aberto à comunidade da terceira idade da zona centro-sul e locais vizinhos. O evento inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 18, e segue até quinta-feira, dia 21, das 11h às 14h. A ação é uma promoção do Governo do Amazonas, e recebe apoio da Secretaria de Estado Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Serão quatro dias de diversão direcionados a idosos a partir de 60 anos e o evento ainda vai oferecer jogo de dama e tênis de mesa. “É a primeira vez que estamos realizando um evento assim, voltado somente para os homens. Todos os anos temos programações para mulheres e sentimos a necessidade de realizar algo para homenagear nossos alunos e todos aqueles que desejarem participar”, disse o coordenador do Ceti, Allan Kardec.

Ainda segundo Allan, pelo menos 50 pessoas estão inscritas nas competições, que vão ter premiações surpresas para os vencedores. Os que desejarem participar, as inscrições seguem abertas até o dia do evento, e podem ser feitas na hora. Para a matrícula, que é gratuita, é necessário documento com foto.

“Não necessariamente o idoso tem que ser do Centro, o evento será aberto ao público e vai fazer uma confraternização entre aqueles que gostam das mesmas modalidades. Tenho certeza que todos vão gostar e será uma semana bastante animada e produtiva”, considerou o coordenador.

Saúde – Segundo Allan, no Brasil, desde 1992, o Dia do Homem, embora seja uma data pouco divulgada, é celebrada e tem o objetivo de chamar a atenção para problemas de saúde que possam atingir o sexo masculino.

“Segundo a estatística brasileira (IBGE), a nossa população vem diminuindo cada vez mais se comparada a classe feminina. Para as mulheres, isso é ótimo, pois significa que elas estão vivendo mais, mas para os homens não, pois retrata que algo está errado, seja por muitos não estabelecerem uma rotina de ir ao médico, deixarem de praticar atividade física, não cuidarem tanto da alimentação, entre outros fatores. Por isso, nada melhor que sensibilizar a classe masculina através da linguagem universal do esporte”, finalizou o profissional de educação física.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui