24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Campus Manaus Zona Leste completa 74 anos de história e tradição

Muitas homenagens marcaram o aniversário de 74 anos do Campus Manaus Zona Leste (CMZL). O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, no auditório do CMZL e contou com a presença do reitor do IFAM, Antônio Castelo Branco, do Diretor-geral do Campus, Aldenir Caetano, do ex-diretor do Campus, José Dantas Cavalcante e dos representantes da EMBRAPA e do INPA, Luiz Marcelo Brum Rossi e Luiz Antônio Oliveira, respectivamente.

Além disso, diretores dos campi Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Tefé e Humaitá, bem como pró-reitores, autoridades do setor primário, servidores técnicos, docentes e alunos prestigiaram o momento.

A abertura ficou a cargo da Banda da Polícia Militar de Manaus que tocou o Hino Nacional Brasileiro. Ao recordar o o árduo início do campus, na época como Escola Agrotécnica de Manaus, Aldenir Caetano relembra o tempo em que estudou na Instituição e da profissão conquistada. “O sangue que corre na veia é agricolino”, orgulha-se. O diretor também destaca a importância da parceria entre o IFAM e empresas ligadas ao setor primário. “É quase impossível fazer educação profissional no Amazonas se não tivéssemos apoio dos nossos parceiros como Embrapa, INPA, FAEA entre outros. Precisamos continuar na luta pelo fortalecimento da agropecuária, do manejo florestal e da agroindústria no Amazonas”, disse ele.

Localizada em uma das regiões mais populosas da cidades, com cerca de 600 mil habitantes, o Campus Manaus Zona Leste se destaca pela tradição na educação profissionalizante agrícola. Segundo o reitor do IFAM, Antônio Venâncio, o CMZL teve importante papel na formação de profissionais pelo Amazonas. “Posso afirmar que o Campus sempre abriu as portas para o homem do interior que vinha até a capital em busca de estudo, mas não tinha local de moradia. O CMZL abrigou essas pessoas em seus alojamentos até o fim dos estudos. Hoje é comum encontrarmos ex-alunos pelo interior que agradecem a oportunidade”, ressaltou o o reitor.

Reencontro

Uma das figuras mais emblemáticas do Campus Manaus Zona Leste é o ex-diretor José Dantas Cavalcante. Com mais de 70 anos, professor Dantas faz questão de estar presente anualmente na data comemorativa do aniversário do Campus e no dia do egresso. Ele que comandou o CMZL entre 1965 a 1983, sendo o primeiro ex-aluno a gerir um campus, hoje mora em Brasília e vem a Manaus especialmente nestas datas.

Homenagens

Na ocasião, 34 servidores foram homenageados pelos 20 anos de serviços prestados no CMZL. Eles são:

Aildo da Silva Gama
Anacleto Barbosa Garrido
Anna Cássia Souza da Silva
António Ribeiro da Costa Neto
Carla Valéria de Oliveira Silva
Eliel Monteiro da Silva
Fábio Barbosa Muller
Heloise Rodrigues Leal
Hudson de Lemos Gourlart Moraes
Ilzon Castro Pinto
Jair Crisóstomo de Souza
Janio Lucio Paes Alves
Jorge Nunes Pereira
José Eurico Ramos de Souza
José Roberto Costa do Nascimento
José Sebastião Gomes Pinheiro
Luis Carlos Sales de Oliveira
Maria das Graças Serudo Passos
Maria Francisca Moraes de Lima
Marivaldo da Cruz Soares
Miriam Nunes Pereira Barbos
Nilson de Souza Ramalho
Oziel do Amaral Ribeiro
Paulo Alex Machado Carneiro
Paulo Cesar Puga Barbosa
Rinaldo Sena Ferandes
Rogério Rodrigues e Silva
Rozimeire Antunes Palheta
Salim Saraiva Said
Sebastião Adalberto de Castro
Silvio Cesar Simões Sampaio
Simone Santos Rodrigues
Tania Midian Freitas de Souza
Vladimir do Nascimento Seabra

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui