24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Candidatos a conselheiro tutelar recebem orientação sobre campanha 2019

Na manhã desta sexta-feira, 30/8, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão deliberativo, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), recebeu no auditório do Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul de Manaus, os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar para o quadriênio 2020-2023. O objetivo foi esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos acerca da eleição 2019.

De acordo a presidente interina do CMDCA, Ana Maria da Silva, a reunião estava prevista no cronograma da eleição, seguindo recomendação do Conselho Nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente (Conanda). “O intuito é esclarecer aos candidatos quais as condutas permitidas e quais as vedadas durante a campanha eleitoral. Então, o encontro recebe os aptos a exercerem o cargo orientando sobre as regras estabelecidas no edital e em Lei Municipal”, ressaltou.

De acordo com o artigo 11, parágrafo 6º, da Resolução nº 170/2014, o evento tem por obrigação, orientar e assegurar a isonomia entre todos os candidatos, assim como prevenir e coibir a prática de condutas abusivas ou desleais.

“É muito importante que sempre possamos esclarecer e projetar melhores estratégias para as nossas ações, principalmente, quando falamos da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar devem estar preparados e bem instruídos para que a eleição ocorra da melhor forma possível”, reforçou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

A eleição para novos conselheiros tutelares acontece no dia 6/10, na cidade de Manaus. O voto é facultativo e estará acontecendo em 145 escolas espalhadas por todas as zonas da cidade. Cada cidadão vota ao cargo de conselheiro tutelar um representante da zona em que reside.

“Nossa expectativa é que os candidatos procurem desenvolver um trabalho responsável em prol da proteção de crianças e adolescentes. Essa garantia será um reflexo da escolha da população. Então, pedimos que esses eleitores pensem e analisem cada campanha com cuidado para que os nossos jovens estejam amparados por membros dedicados a este novo compromisso dentro das comunidades”, alertou Ana Maria.

Texto – Divulgação / CMDCA

Foto – Divulgação / CMDCA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui