Take a fresh look at your lifestyle.

Canteiros de obras terão cuidado especial contra Aedes aegypti

-publicidade-

Uma capacitação teórica e prática direcionada à prevenção

O calor e as chuvas são condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Nas obras o risco é ainda maior, para agir contra a proliferação deste vetor, ciente deste problema o Seconci Manaus em parceria com o Sinduscon, Crea, Inpa, Semsa e demais órgãos envolvidos, vão promover hoje e amanhã (26), uma capacitação teórica e prática direcionada à prevenção nos canteiros de obras.

Serão duas turmas de até 30 participantes no período matutino de 8h30 às 10h30 e vespertino de 14h30 às 16h30. Hoje será a capacitação teórica, com orientações, vídeos e estatísticas sobre o ataque do mosquito e amanhã, será a Capacitação prática com verificação dentro do canteiro de obras.

A programação é destinada aos trabalhadores da construção civil em geral, como técnicos de segurança, edificações, enfermagem, encarregados de obras, representantes de CIPA, Recursos Humanos, Departamento Pessoal entre outros. Os participantes ficarão responsáveis de organizar as brigadas na obra e delegar as medidas necessárias. Criar uma brigada pode ser uma ação importante para identificação e eliminação dos criadouros do mosquito em vistorias semanais.

Para facilitar a inspeções, uma receita simples e eficaz foi descoberta pelo professor e pesquisador do Inpa José Tadei, para eliminação dos focos do mosquito. Uma mistura de Cloro Orgânico de piscina e Cal é pode ser usada em possíveis criadouros. Usando como referencia um copo de café (50ml) a composição padrão deve seguir uma proporção de 8 copinhos de cal para dois de cloro. O pó resultando dessa mistura deverá ser aplicado em locais que acumulam água.

De acordo com a superintendente do Seconci Manaus, Alair Paula serão formadas brigadas para multiplicarem os procedimentos nos canteiros. “Esta capacitação dá suporte a um checklist de medidas a serem tomadas toda semana. Além disso, o encarregado também pode agendar uma visita da Secretaria de Saúde com o fumacê para eliminar os mosquitos”, explicou.

A capacitação teórica será no Auditório do Seconci Manaus fica na rua Simon Bolivar, 334, Centro. A prática será na obra no canteiro da RD Engenharia e a tarde no canteiro da Reserva das Flores, da Direcional Engenharia localizada ao lado do Shopping Ponta Negra.

-publicidade-