25.3 C
Manaus
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Capda aprova sete credenciamentos e renova coordenação de programa prioritário

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) realizou, nesta quinta-feira (1), a sua 73ª Reunião Ordinária, por videoconferência, na plataforma virtual Teams. Os comitentes aprovaram o credenciamento de seis institutos e da primeira incubadora de startups sediada fora de Manaus. O comitê também concordou com a renovação, por dois anos, do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Suframa e a coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI). 

A primeira reunião ordinária do ano foi conduzida pelo diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luiz Felipe Gondin Ramos, na condição de coordenador do Capda, e pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, na função de secretário-executivo do Comitê pela Suframa.  

Durante a reunião, os comitentes aprovaram, por unanimidade, os credenciamentos: do Instituto Kodigos de Tecnologia; do Centro Multidisciplinar, campus Floresta Cruzeiro do Sul (CMULT/Ufac), unidade vinculada à Universidade Federal do Acre (Ufac); do Centro Tecnológico de Mecatrônica do Senai – Prof. Dr. Volkmar Schuler (Cetem) , vinculada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai-RO); do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Rural e Tecnológico Dados da Amazônia; do Instituto Somar; e do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA), vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Além dos seis institutos, também foi aprovado pelo Capda o credenciamento da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre, mantida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). “Trata-se da primeira incubadora sediada fora de Manaus e é resultado proveniente dos esforços da Suframa de promover uma ampliação do ecossistema de inovação na região, com mais unidades de fora de Manaus habilitadas à execução de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)”, explicou o Waldenir Vieira.  

Empreendedorismo Inovador 

Em seguida, os comitentes acompanharam uma apresentação do coordenador da Softex Amazônia, Renato Vernaschi, com os resultados da coordenação do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), no período de 2019 a 2023. Segundo Vernaschi, durantes os cinco anos a Softex recebeu R$ 50 milhões de 19 empresas para desenvolver seus programas que teriam capacitado 3.350 pessoas e gerado 542 empregos. “Conseguimos ótimos resultados mesmo enfrentando por dois anos todos os impactos da pandemia”, observou Vernaschi. 

Antes de deliberar a renovação do ACT nº 04/2019 entre a Suframa e a coordenadora do PPEI, os comitentes elogiaram os indicadores desenvolvidos pelos técnicos da Autarquia para avaliar o desempenho da coordenadora, com o estabelecimento de métricas para aferir a eficácia de metas, eficiência e qualidade de gestão, bem como a efetividade dos impactos.  

Após as discussões, o comitê anuiu com a proposta técnica da Suframa de renovar o ACT com a Softex por dois anos, desde que cumpridas exigências como a pactuação de um novo plano de trabalho e a manutenção de equipe própria da Softex na Amazônia Ocidental e Amapá em quantitativo adequado e suficiente para o cumprimento das metas.  

Ao fim da reunião, em resposta à indagação de um comitente, a Suframa informou que atualmente está analisando 28 pedidos de credenciamento por parte de institutos de ciência e tecnologia (ICTs). 

Capda 

O Capda é o colegiado responsável pela gestão de parte dos recursos destinados a atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e oriundos de investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática que fazem jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática ou pelas empresas cujas Portarias Interministeriais que definem seus Processos Produtivos Básicos demandam o investimento em PD&I. Os comitentes são representantes de órgãos governamentais, instituições de fomento à pesquisa e inovação, comunidade científica e setor empresarial. A próxima reunião ordinária, a 74ª, está marcada para o dia 2 de maio.

Informações: [email protected]

spot_img