24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Capes abre segunda fase de seleção para programas de formação de professores

Mais de 300 instituições de ensino superior enviaram propostas para programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebeu 564 projetos, de 302 instituições de ensino superior, na primeira etapa da seleção para os programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Com mais de 60 mil vagas para a formação de professores da educação básica, o processo seletivo entra na segunda fase.

Os programas oferecem 30.096 bolsas cada. Na etapa atual, técnicos da Capes e consultores temporários analisarão as propostas recebidas para selecionar 250 de cada programa. Os 500 projetos escolhidos devem ser divulgados a partir de 16 de abril e as atividades estão previstas para começar em junho deste ano. A duração será de até 18 meses.

Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da Capes, destacou a relevância desses números. “É importante ressaltar a enorme participação nos editais, com instituições de todas as regiões do país. Esse número ecoa com o compromisso da Capes em apoiar a educação básica, em especial na formação de professores”, disse.

Confira a relação das instituições participantes nos links: Residência Pedagógica e PIBID.

Programa – O Residência Pedagógica é uma das ações da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula, na segunda metade do curso de Licenciatura. Já o Pibid permite experiência semelhante aos alunos, mas, na primeira parte do curso.

spot_img