63837_exEm 2015, o Festival Folclórico de Parintins completa 50 anos e será recebido de forma muito especial pelo Boi Caprichoso. O jubileu do festival será comemorado com diversas atividades a serem realizadas durante o período que o antecede, trazendo grandes novidades para todo o público, em especial para a Nação Azul.GRAVAÇÃO DO CD/DVD
Já para o dia 28 de fevereiro, a diretoria realiza, no curral Zeca Xibelão, a gravação do CD/DVD “AMAZÔNIA” onde será registrada as toadas comemorativas aos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins, incluindo as toadas selecionadas para o ano de 2015. Pelo palco, diversos nomes que se destacaram no crescimento do Boi Bumbá de Parintins, em especial, do Boi Caprichoso, rememorando composições e momentos que se eternizaram e projetaram o bumbá azul para o mundo. Serão 25 cantores convidados e mais o trabalho coreográfico das Companhias Troup e Corpo de Dança Caprichoso (CDC), que dividirão o palco com companhias e grupos convidados como a Companhia Passo Afro e Wankô Kaçaueré (Manaus), Estrela Juba da Tribo Muirapinima (Juruti) e Companhia de Dança Contemporânea Weldson Rodrigues.

PREPARAÇÃO
Todos os itens do Caprichoso iniciam, já nos primeiros dias de janeiro de 2015, um aprimoramento técnico promovido por um corpo artístico contratado para este fim.

O Conselho de Artes é quem irá dirigir todo o projeto de 2015 e é composto por 11 artistas capitaneados pelo coordenador, o vice-presidente, Rossy Amoêdo. Além dos atuais, Gil Gonçalves, Emerson Brasil, Helerson Maia, Karú Carvalho, Zandonaide Bastos, Jair Almeida, Cynara Cruz e Jenner Carneiro, novos integrantes reforçam o Conselho de Artes: Márcio Braz e Chico Cardoso.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Para comemorar o Jubileu do Festival de Parintins, vários projetos serão desenvolvidos pelo Caprichoso. Uma exposição fotográfica itinerante, recuperando a memória dos 50 anos de participação do Boi Caprichoso no festival, circulará por todas as escolas da rede pública de Parintins, a partir do mês de março de 2015.

SHOWS COMEMORATIVOS
Dois grandes eventos, ainda com data a ser definida, sendo um em Manaus e outro em Parintins, serão produzidos para mostrar a valorosa contribuição de todos os compositores que escreveram através de suas toadas, os momentos memoráveis desses festivais.

PROGRAMA DE RÁDIO E TV
Outros projetos a serem desenvolvido são os programas de Rádio e TV que entrarão no ar em abril de 2015. O conteúdo será um especial à memória dos 50 anos de Festival comandado pelos itens do boi, mostrando ao público personagens que construíram a história brilhante desse que hoje é o maior evento folclórico do Norte brasileiro.

SELO COMEMORATIVO
Acontece ainda, a criação e distribuição do selo “Caprichoso 50 anos de Festival”, que constará em toda a identidade visual do Caprichoso, além das camisas oficiais que serão lançadas na abertura das atividades dos currais de 2015.

Para o presidente Joilto Azêdo, “estes projetos serão realizados em consonância com o boi de Arena. Para tanto, conto com a participação dos sócios, dos torcedores e todos que admiram a história do nosso festival. Tenho consciência de que, na ausência de um Museu do Festival de Parintins, esses projetos serão apenas embrionários, mas que, sem dúvida, irão ajudar a construir e eternizar a memória de nossa festa. Fazemos isso para toda a Nação Azul e para todo o nosso município”.

Rossy Amoêdo afirmou que, desde o mês de novembro, se dedica a reunir as equipes de artistas do Conselho de Artes e qlegoristas, planejando com determinação uma metodologia de trabalho capaz de fazer do Caprichoso, um boi campeão. “Nosso objetivo é entrar na arena com um espetáculo consistente, com refinamento estético e dramatúrgico. Precisamos levar ao público a emoção e a alegria de estarmos aqui e celebrarmos a sua importância, pois, sem a Amazônia, não existiria vida no planeta”, conclui.

AUDIÇÃO DAS TOADAS
Mostrando que realmente o ano de 2015 é muito especial, o presidente Joilto Azêdo convida sócios e torcedores para a audição das toadas 2015, no dia 27, às 19h no Curral Zeca Xibelão. As toadas que estarão no CD 2015 “Amazônia” serão escolhidas em conjunto com a galera, pioneirismo do bumbá Caprichoso ainda no ano de 201 4.

Fonte: parintinsamazonas.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here