27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Carga de mil sacos de carvão vegetal é apreendida em Manaus

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreendeu na quarta-feira (28/07), por volta das 7h30, cerca de mil sacos com carvão vegetal no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. A carga estava em uma carreta estacionada em frente a um depósito de cargas na avenida Brasil.

A apreensão ocorreu após denúncia recebida pela equipe do BPAmb, via aplicativo de mensagens, informando sobre o carregamento de carvão vegetal clandestino. No local indicado, os militares identificaram a carreta e o responsável pela carga. Após abordagem e verificação do material, foi solicitado o Documento de Origem Florestal (DOF) da carga ao responsável, que porém não tinha o documento, caracterizando-se crime ambiental.

O responsável recebeu voz de prisão. Os policiais acionaram o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que expediu termo de embargo/ interdição e apreensão da carga, que foi encaminhada, juntamente com o responsável, para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).

O Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a população que expor a venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo tempo da viagem ou do armazenamento outorgada pela autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

Denúncias – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190.

FOTO: Divulgação/PMAM

spot_img