25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Carnaboi é realizado com tranquilidade no Sambódromo

O Governo do Estado garantiu segurança e tranquilidade para o público de aproximadamente 15 mil pessoas que prestigiou o Carnaboi, na noite de segunda-feira, 8 de fevereiro. O evento, que mistura Carnaval e Boi-Bumbá, aconteceu no Centro de Convenções (Sambódromo) e este ano trouxe um formato diferente, com palco giratório em vez de trios elétricos.

O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, afirmou que, mesmo com a redução de orçamento, foi possível realizar uma festa satisfatória, com balanço positivo. “O Carnaboi voltou para o Sambódromo, em um único dia, com 25 artistas passando pelo palco, uma estrutura reduzida mas a remuneração mantida. Essa foi a determinação do governador José Melo: a apresentação profissional dos artistas preservada para estimular um impulso nas festas populares da nossa cidade”, declarou.

Segundo o major Fábio Ronda, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), o evento transcorreu dentro da normalidade, sem registro de ocorrências graves. “Não tivemos incidentes de grandes proporções, brigas nem tumultos. Conseguimos fazer um trabalho conjunto com os órgãos de segurança para manter um ambiente seguro para o público”, disse.

A Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), que reuniu todos os órgãos de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Secretaria de Segurança, entre outros. Uma plataforma de Observação Elevada (POE) foi montada para reforçar a atuação dos órgãos por meio da supervisão da movimentação do local. Câmeras de segurança foram colocadas em posição estratégica para monitorar o perímetro de segurança no centro de convenções.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) esteve presente no local e arredores, com policiamento ostensivo. Também foi realizado um policiamento especializado, contando com equipes do Esquadrão Antibombas, da Tropa de Choque, Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte).

As delegacias próximas ao Sambódromo tiveram suas equipes reforçadas e policiais do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) estavam de prontidão para alguma eventualidade. O Corpo de Bombeiros montou uma base de atendimento e disponibilizou um efetivo de 40 bombeiros para atuar no Sambódromo, que contou também com o apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) também esteve presente no Centro de Convenções (Sambódromo), com um posto de atendimento que funcionou no Bloco A do Sambódromo, para atendimento de primeiros socorros. Também foi disponibilizada uma ambulância, para reforçar a frota de remoção junto com o SAMU e o Corpo de Bombeiros.

A Susam também atuou distribuindo preservativos aos foliões. A ação, que começou no fim de semana, durante o desfile das escolas de samba, foi executada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e integra a campanha de prevenção que está acontecendo na capital e no interior do Estado. A campanha teve o apoio das secretarias municipais de saúde e de organizações não governamentais e visou distribuir cerca de 1,4 milhão preservativos masculinos, em todo o Estado.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui