27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Carnaval na Floresta 2024: FVS-RCP leva desfile da prevenção, monitoramento, testagem rápida e educação em saúde durante programação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), leva prevenção à saúde para a folia carnavalesca durante o Carnaval na Floresta 2024, em Manaus.

A Vigilância em Saúde desempenha papel preventivo e de resposta em eventos de massa, visando segurança, saúde e o bem-estar da população envolvida. Essa abordagem proativa é essencial para lidar com os desafios apresentados por concentrações massivas de pessoas.

As ações incluem controle de doenças transmissíveis, busca pela segurança alimentar, monitoramento de riscos à saúde, além de planejamento e preparação de respostas a emergências.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, alerta que os cuidados são fundamentais para reduzir o risco de transmissão de doenças. “Precisamos pensar em saúde em todos os momentos, incluindo na folia do Carnaval. Ao aliar festa à prevenção, é possível brincar e se divertir com proteção e manutenção da saúde. A FVS segue presente nas ações de prevenção durante o Carnaval na Floresta”, afirma.

O responsável pelo planejamento, emergência em saúde pública e ações estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, destaca, ainda, que a Vigilância em Saúde desempenha papel preventivo e de resposta em eventos de massa. “Visando segurança, saúde e o bem-estar da população, a FVS-RCP terá disponível equipes volantes de educação em saúde, assim como distribuição de preservativos e testagem rápida para HIV”, afirma.

Programação

Durante a programação do Carnaval na Floresta 2024, a FVS-RCP realizará monitoramento de evento de massa com vigilância sensível acerca dos atendimentos de saúde realizados, testagem rápida para HIV (auto teste por fluido oral) e distribuição de preservativos. 

Especificamente, no sábado (03/02), a Fundação desfila o “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, com alerta sobre prevenção a doenças com período sazonal na época de chuvas no estado. Combinadas, as ações visam atuar na prevenção de doenças transmissíveis, além de estar a postos para qualquer evento inusitado de interesse a saúde pública

FOTOS: Arquivo/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP

spot_img