Uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) — por meio da Divisão de Assistência Social (Dias) — e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai trazer à sede do TCE, na última semana de janeiro de 2015, a “Carreta da Mulher”, veículo da Prefeitura de Manaus que realiza uma séries de exames preventivos em mulheres na capital amazonense.

A ação — inédita na área de saúde dentro do TCE — vai beneficiar todas as servidoras do TCE, estagiárias e funcionárias de empresas prestadoras de serviço, conforme agendamento e apresentação de requisição médica. Ação semelhante foi realizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, em duas ocasiões, e por outros órgãos no Estado e no município.

Batizada como 1ª Campanha da Saúde da Mulher do TCE, a iniciativa faz parte ainda da campanha de apoio e de conscientização do “Outubro Rosa” (movimento popular internacional que luta contra o câncer de colo uterino e de mama) e do trabalho de reestruturação da Dias.

De acordo com a chefe da Dias, Ângela Galvão, a ideia da vinda da “Carreta da Mulher” ao TCE surgiu em uma conversa do setor com a conselheira Yara Lins dos Santos, que ganhou o apoio imediato do presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, e dos demais membros do colegiado e do Ministério Público de Contas.

Serão realizados preventivos, mamografias e ultrassonografias de abdômen total, de abdômen superior, de tireóide, de mana, de aparelho urinário, de pélvica e de obstetrícia. Segundo Ângela Galvão, existe ainda a possibilidade de que um dos dias da maratona de exames seja dedicado aos homens do TCE, para o exame de próstata, mas dependerá de demanda interna.

Na avaliação da conselheira Yara Lins dos Santos, que está acompanhado e coordenando a ação interna, “a vinda da Carreta da Mulher ao TCE irá ajudar as servidoras da corte de contas, sobretudo aquelas que precisam fazer os exames e não têm tempo para fazê-lo”. Hoje pela manhã, em reunião com funcionários da Semsa e o setor médico do TCE, a conselheira deu as últimas orientações para a boa execução da campanha.

Durante a semana em que a carreta estiver no TCE, entre os dias 26 a 30 de janeiro, serão disponibilizadas, por dia, 50 ultrassonografias (25 de manhã e 25 à tarde) e 50 mamografias (25 de manhã e 25 à tarde), sendo que as ultrassonografias, que precisam de encaminhamento médico, serão realizadas na sede da Divisão de Saúde do TCE, totalizando, assim, 250 ultrassons e 250 mamografias, por exemplo. Para as mamografias, as mulheres acima de 40 anos não precisarão de requisição médica. Serão realizados ainda três ultrassonografia da tireóide por turno durante a bateria de exames da carreta, segundo informou a Dias.

CADASTRAMENTO Nesta quarta-feira (14), as servidoras e colaboradoras do TCE interessadas em realizar os exames preventivos, por meio da Carreta da Mulher, iniciaram o cadastramento e triagem. Por conta da quantidade de exames pré-agendados, os exames de Papanicolau, por exemplo, serão realizados a partir da próxima segunda-feira (dia 19).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here