27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Carros que fazem transporte por aplicativo em Manaus terão adesivo para identificação policial

Veículos de transporte por aplicativo da capital amazonense receberão um adesivo para facilitar a identificação e as abordagens policiais. A medida foi definida nesta quarta-feira (27/11), durante reunião na Delegacia-Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, entre representantes dos motoristas e dirigentes do Governo do Estado.

A medida é parte de uma série de ações em curso para aumentar a segurança no serviço. Além de estabelecer metas para abordagem de motoristas dessa modalidade, o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, vai ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para cobrar metas claras das empresas para aumentar a segurança dos usuários.

A reunião desta quarta-feira teve como finalidade elaborar, em conjunto, soluções de segurança e alinhamento de competências por parte de órgãos governamentais. A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Caroline Braz, ao lado do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Orlando Amaral, participou da reunião, que também contou com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar e Casa Civil do Governo do Amazonas.

Os adesivos serão produzidos pela Sejusc e a expectativa é que sejam disponibilizados aos motoristas a partir do mês de dezembro. Os detalhes serão anunciados posteriormente.

A secretária da Sejusc, Caroline Braz, afirmou que a garantia da segurança é uma demanda que passa também pela defesa da cidadania. “É por isso que nós, da Sejusc, também abraçamos essa causa e trabalharemos em conjunto com as demais secretarias e órgãos do Estado para assegurar o direito de ir e vir da população sem medo. Atuar em parceria é uma determinação do governador Wilson Lima para efetivar essas medidas o quanto antes”, afirmou.

Medidas – No encontro, ficou definido que serão adotadas medidas de curto, médio e longo prazos, segundo o delegado adjunto Orlando Amaral. Inicialmente, a adesivagem vai identificar os veículos como “parceiros da polícia”. A ideia é fazer com que as abordagens policiais sejam melhor direcionadas, inibindo a ação de criminosos, tanto de assaltantes quanto daqueles que utilizam o serviço para transporte de drogas e armamentos.

Atualmente, a SSP-AM mantém um projeto-piloto de monitoramento com cerca de mil motoristas de transporte por aplicativo. A expectativa é que o projeto seja ampliado. Esse projeto utiliza um aplicativo gratuito, conhecido como Drive Social, que é conectado diretamente ao sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Empresas serão cobradas – O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, vai pedir apoio ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para que as empresas de transporte por aplicativo adotem mecanismos para melhorar a segurança dos usuários e dos próprios profissionais. Levantamento feito pela SSP-AM aponta que o sistema é falho e vem expondo usuários a riscos. Na maioria dos casos registrados, inclusive de homicídios, as vítimas foram buscar os suspeitos após a solicitação de corridas.

A expectativa da SSP-AM é que as empresas assumam compromissos para aperfeiçoar seus sistemas internos de controle, aumentando a segurança para quem usa o aplicativo e das pessoas que estão trabalhando com ele.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui