Take a fresh look at your lifestyle.

Carta de Manaus é entregue a Sérgio Moro e ministro promete resposta breve

-publicidade-

A Carta de Manaus, documento elaborado no III Seminário Internacional de Segurança (SISAM), evento realizado pela Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM), foi entregue para o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, durante encontro em Manaus, nesta segunda-feira (10), com secretários de Administração Penitenciária de todo o país. O magistrado afirmou ler com atenção o documento e prometeu dar repostas em breve. O evento foi realizado nos dias 22, 23 e 24 deste mês, no Teatro Século, Ponta Negra, com quase 1 mil participantes inscritos.

A entrega da Carta de Manaus foi realizada em uma sala reservada, pelo Governador do Estado, Wilson Lima, na presença do vice, Carlos Almeida, e do secretário da Seap do Amazonas, o tenente-coronel Marcus Vinícius de Oliveira. O documento possui 23 diretrizes para o aprimoramento da segurança na Amazônia Legal, considerado ponto chave para o narcotráfico no Brasil.

De acordo com o coordenador do III SISAM, delegado Mário Aufiero, a entrega é um marco na segurança da Amazônia e que o ato significa aproximação com o Governo Federal em relação à situação das fronteiras da região amazônica. Segundo Aufiero, a ação simbolizou união sobre os pontos discutidos nos três dias de Seminário, com mais de 30 horas de palestras, e com 21 palestrantes especializados em segurança pública. O evento é considerado o maior Seminário da região Norte do Brasil.

“A entrega da Carta pelo Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, significar dizer que é pela primeira vez na história brasileira que as diretrizes de Segurança Pública e Fronteira da Amazônia realizada na região por profissionais da área de segurança e quase todas as áreas do conhecimento será levada em consideração pelo Governo Brasileiro”, enfatizou o coordenador do III SISAM.

O secretário de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), tenente-coronel Marcus Vinícius, afirmou que o ministro Sérgio Moro foi atencioso ao receber a Carta de Manaus e que dará atenção especial ao documento, elaborado e reeditado após os três dias de evento. Conforme o secretário, o ministro foi claro em dizer que dará retorno no próximo encontro com o governador Wilson Lima.

“O governador Wilson Lima destacou ponto focal de desenvolvimento de inteligência no que tange a Segurança Pública na região Norte, ele fez essa fala e pediu para que o ministro olhasse de maneira diferenciada, ele entregou a Carta e disse que nós (Amazonas) temos pensamentos próprios, entendimento próprio para a segurança pública na região amazônica, que passa por toda uma logística, de tráfico internacional nas fronteiras, pediu à ele para ver com carinho esse entendimento que foi gerado durante o SISAM e ele afirmou que dará um feedback no próximo encontro com o governador”, finalizou o secretário da Seap.

FOTO: DIVULGAÇÃO

-publicidade-