24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Casarão da Inovação Cassina recebe ações de gestão empresarial e tecnologia

Marco da criação do Polo Digital de Manaus, o Casarão da Inovação Cassina, inaugurado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, deu o pontapé inicial as suas atividades nesta segunda-feira, 23/11, com capacitações nas áreas de gestão empresarial e tecnologia e está com a agenda aberta para quem deseja utilizar o espaço.

O Casarão da Invocação Cassina tem como missão abrigar e dar apoio a empreendedores e profissionais da área tecnológica, a partir da oferta de capacitações, oficinas, eventos e outras ações que envolvam todo esse sistema. O local é gerido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

“Começamos com o pé direito, com duas turmas de capacitação e respeitando o distanciamento social, como nos recomendam os protocolos de saúde mundiais. É isso que planejamos para o Casarão, levar para a população muita capacitação, networking e o Casarão vai ajudar a criar e fortalecer o movimento de interesse pela inovação e tecnologia”, destacou o secretário da Semtepi, Marco Pessoa.

O primeiro curso realizado no Casarão da Inovação Cassina, “Gestão Empresarial Integrada”, foi ministrado pela palestrante e coach Simone Meira. Ofertado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), o curso faz com que o empreendedor compreenda seu negócio como uma organização sistêmica e tome atitudes em busca da eficácia empresarial, como foco em uma gestão integrada.

Para a participante do curso, Larissa Cavalcante, que é assessora de investimentos da Corretora XP, a Prefeitura de Manaus foi certeira na criação do Casarão. “O Cassina só prova que nenhum gestor da cidade fez mais pelo ecossistema empreendedor e inovador do que o prefeito Arthur Neto. Grandes projetos, grandes nomes podem sair daqui e isto só foi possível como trabalho da equipe do município”, destacou Larissa.

Tecnologia e Indústria 4.0

Eleita pelo Ranking Connected Smart Cities/2020 como a sexta cidade mais empreendedora do Brasil e a primeira da região Norte, Manaus vem apostando na disseminação do empreendedorismo desde 2017, quando foram lançados os programas “Empreende Manaus” e “Manaus Mais Empreendedora”, por meio do Planejamento Estratégico Manaus 2030.

O objetivo da gestão Arthur Neto é transformar Manaus em uma cidade mais inteligente e conectada. Atualmente, a capital do Amazonas é considerada a 12ª mais tecnológica do país, a partir da criação do Polo Digital de Manaus e da inserção de diversos projetos envolvendo tecnologia e aplicações. Um deles é o Inova Manaus, que reuniu 50 participantes em uma maratona de 48 horas em busca de soluções para as áreas da Saúde e Educação.

Com a missão de fomentar e fortalecer o ecossistema inovador, o Casarão possui salas de desenvolvimento de startups, estações de coworking e oferta atividades voltadas à Indústria 4.0. A primeira delas foi o curso de “Criação de Aplicativos”, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) e feito para jovens de 14 a 29 anos que estão iniciando suas carreiras nesse âmbito.

Segundo o gerente do Casarão da Inovação Cassina, Fábio Araújo, o espaço é literalmente a casa das startups e dos empreendedores. “O Casarão foi feito especialmente para esse público. Aqui eles vão encontrar todo o suporte necessário para alavancar seus negócios e ainda de forma gratuita”, disse Fábio.

Agendamento

Além das capacitações e eventos, o Casarão também oferece espaço gratuito para quem quiser reunir um grupo de trabalho para desenvolvimento de negócios, startups e entre outros. Para agendar gratuitamente, basta acessar o link (https://minhaagendavirtual.com.br/casaraodainovacaocassina).

Na tarde desta segunda-feira, uma reunião entre a startup DriveOn e representantes da Volkswagen aconteceu em uma das salas disponíveis no espaço. A conversa é o pontapé inicial para uma futura parceria entre a startup amazonense e a multinacional.

Texto – Wesley Paiva / Semtepi

Foto – Márcio James / Semcom

spot_img