26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Caseiros são capacitados para o mercado de trabalho em sítios e propriedades rurais do Amazonas

Somados aos do mês de janeiro, já são 80 trabalhadores rurais capacitados neste ano

Foi encerrado nesta sexta-feira (21/02), na sede da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), com a presença do secretário Petrucio Magalhães Júnior, o segundo curso de Capacitação de Caseiro Rural, formando mais 40 profissionais, sendo 20 venezuelanos. Foram três dias de aulas teóricas e práticas ministradas por engenheiros e técnicos da Secretaria.

O secretário da pasta destacou a satisfação do Governo do Estado ao ver que a busca por conhecimento e maior oportunidade de trabalho no setor primário motiva cada vez mais candidatos a se inscrever e participar do curso, preenchendo todas as vagas oferecidas, de 40 alunos por turma mensal, com meta de 480 vagas até o final do ano.

Para Petrucio Magalhães, o projeto é baseado em uma demanda muito grande por trabalhadores rurais qualificados, e vem para suprir esta necessidade, criando, inclusive, um banco de dados que pode ser consultado a qualquer momento, no site da Sepror, por todos os interessados na contratação desta mão de obra.

“Vocês, a partir de agora, têm todos os direitos e deveres de um trabalhador rural qualificado”, concluiu o secretário.

A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Amazonas (Fetagri), Edjani Rodrigues, e o diretor de Políticas Agrícolas da entidade, Milton Soares, também participaram do ato e teceram elogios à ação da Sepror de valorização do trabalhador rural amazonense, repassando a eles um atestado de capacidade técnica, que virá a ser reconhecido por onde passarem em busca de recursos para sustento de suas famílias.

“A Fetagri está disponível para juntar-se à Sepror na busca de colocação destes alunos no mercado de trabalho”, afirmou Edjani Rodrigues.

Hoje foi dia de aulas práticas em máquinas e equipamentos (conhecimento, operação e manutenção), com o técnico Luiz Alberto Platini e apoio do técnico Vicente Marques. As atividades foram encerradas às 16h, com entrega de diplomas aos alunos em cerimônia presidida pelo secretário Petrucio Magalhães.

O segundo dia do curso, na última quinta-feira (20/02), foi de aulas sobre Noções de Saúde e Higiene no Trabalho e Prática de Primeiros Socorros, com a enfermeira Rosilma Mendes; aula sobre Legislação do Trabalho, Direitos e Deveres do Trabalhador Rural, com a advogada Anne Guiomar; e aula prática sobre tratos culturais, defensivos, fertilizantes e adubação, com o engenheiro agrônomo José Portugal.

A cada curso de Capacitação de Caseiro Rural, a Sepror vai muito além do que colocar novos trabalhadores no mercado. É o que revelam depoimentos de formandos como a aluna venezuelana Marvis Conelonel, de 33 anos, que sonha trabalhar em uma propriedade rural dirigindo um trator.

“É porque entendo que muitas profissões no campo, que antes só se viam homens exercendo, devem ser ocupadas pelas mulheres, porque temos a mesma força de vontade e inteligência para isso. Para realizar este sonho estou feliz fazendo este curso, que veio ajudar muito a todos nós que buscamos uma nova vida neste acolhedor estado brasileiro”, disse.

Por sua vez, a brasileira Maria de Lurdes Ferreira, 70, disse que se inscreveu no curso para poder exercer atividades em sua propriedade, adquirida recentemente no município de Iranduba. “Lá eu já estou criando galinhas e porcos, e quero aprender as técnicas corretas de criação destes animais para ter o melhor proveito possível na qualidade e no valor na hora de vender”, afirmou.

O curso é coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror e prevê mais dez eventos até o final do ano. O próximo curso está agendado para os dias 25 a 27 de março, no município de Novo Airão.

FOTO: Djalma Júnior

spot_img