As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Casos suspeitos de Sarampo sobem para 17 no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou, nesta quarta-feira (14), que há 17 casos suspeitos de sarampo, em investigação em Manaus. O Ministério da Saúde (MS) enviará mais de 50 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Os pacientes são moradores da zona norte e da zona centro-sul da capital, além de um morador da BR-174. Entre os pacientes, 13 são crianças e quatro são adultos.

Os casos suspeitos estão sendo encaminhados para a FMT-HVD, unidade de saúde referência para tratamento de doenças infectocontagiosas. Uma área da Fundação, com leitos de isolamento, foi reservada para atender somente esses casos.

 

Exames preliminares realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) indicaram sorologia positiva em quatro casos suspeitos da doença. No entanto, nenhum dos casos suspeitos tem confirmação definitiva.

O reforço da vacinação foi solicitado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e deixará o Amazonas com estoque de 110 mil doses da vacina.Uma equipe do Ministério está em Manaus para acompanhar os casos. De acordo com a Susam, o Amazonas não registra casos de sarampo há 18 anos.

Com informações da assessoria

você pode gostar também